EnglishEspañolPortuguês

ESPANHA

Prefeitura de Barcelona é criticada por “inaceitável matança de javalis"

“É urgente que este procedimento seja interrompido e que o método legal, eficaz e ético de vacinação contraceptiva seja aplicado para controlar a população destes animais”, pontuou a Comissão para a Proteção dos Direitos dos Animais (CPDA) da Ordem dos Advogados de Barcelona (ICAB)

8 de outubro de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Pixabay

A Comissão para a Proteção dos Direitos dos Animais (CPDA) da Ordem dos Advogados de Barcelona (ICAB) criticou a Prefeitura de Barcelona, na Espanha, pela matança de javalis e pediu que o Conselho Municipal “implemente sem demora o controle legal dos animais através de métodos contraceptivos”.

O crescimento populacional da espécie fez com que se tornasse cada vez mais comum encontrar esses animais em território urbano. Sob a justificativa de controlar o número de animais, a matança se iniciou. Para a CPDA, é “inaceitável a forma como a matança de javalis tem sido realizada pela empresa contratada” pela Câmara Municipal.

“É urgente que este procedimento seja interrompido e que o método legal, eficaz e ético de vacinação contraceptiva seja aplicado para controlar a população destes animais”, pontuou.

De acordo com a CPDA, as comissões de todas as Ordens de Advogados da Catalunha e das Ilhas Baleares concordaram com o Departamento de Saúde e Anatomia Animal da Faculdade de Veterinária da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB) sobre a avaliação da eficácia de uma vacina contraceptiva para ser aplicada em javalis urbanos e periurbanos em vários municípios.

O projeto, que visa preservar a vida dos javalis, tem tido sucesso. Através da promoção do controle populacional de forma ética, houve uma redução de 500 animais por ano.

De acordo com a UAB, “a caça massiva provoca uma alteração do ecossistema e um aumento da população de javalis. Portanto, a experiência tem mostrado que a eliminação dos indivíduos de uma espécie não é um método eficaz de controle populacional e, a médio prazo, acaba provocando um aumento da população. Da mesma forma que aconteceu com o controle por esterilização das colônias de gatos urbanos e o controle dos pombos urbanos por ração contraceptiva, a vacina contraceptiva aplicada aos porcos javalis é um método altamente eficaz, a um custo muito menor do que a matança, lembrando que o uso de métodos éticos de controle das populações animais é uma obrigação das administrações públicas”.

Você viu?

Ir para o topo