Os moradores carentes de Porto Real (RJ) que tutelam cães e gatos podem castrar os animais de graça. A operação é oferecida pelo governo municipal a fim de manter o controle populacional sobre os bichos. Interessados devem agendar a cirurgia com a Vigilância Sanitária pelo telefone (24) 3353-4201. No mesmo dia do procedimento o animal é liberado.
Além da castração, também pode ser feita a implantação do microchip com informações sobre animal e tutor, explica nota divulgada pela assessoria da prefeitura. “Esse procedimento nos dá a segurança, já que é um método de identificação seguro, inviolável e permanente que garante a identificação dos animais. Ele também é muito útil em casos de sequestro ou fuga . A existência de um código de identidade é uma excelente prova de tutela do animal”, diz no comunicado a veterinária responsável pelas cirurgias, Cássia Pitasse.
De acordo com ela, na cidade são feitas aproximadamente 35 castrações gratuitas por mês, em animais domésticos e abandonados. A operação previne doenças, evita tumores, garante o bem estar dos cães e gatos e facilita a interação com eles.
Fonte: G1