EnglishEspañolPortuguês

MUITA SORTE

Porquinho foge de matadouro e sozinho busca abrigo em um santuário para animais

18 de outubro de 2023
Redação ANDA
3 min. de leitura
A-
A+
Foto: Animal Save & Care Portugal

Parece incrível, mas a história de Antônio é real e digna de um roteiro de cinema. Por pouco, esse porquinho não só sobreviveu, mas também encontrou um lar de sonho no Animal Save & Care Portugal, um santuário para animais localizado em Palmela, Portugal. Hoje, ele desfruta de uma vida cheia de carinho, mimos, abrigo e acesso a comida sempre que deseja. Entretanto, sua trajetória nem sempre foi tão acolhedora.

Desde o momento de seu nascimento, Antônio estava predestinado a um destino sombrio. Ele fazia parte de milhares de animais que viviam em uma fábrica de porcos no Alentejo. Com menos de uma semana de vida, ele foi castrado e teve partes do seu corpo cortadas, tudo isso sem qualquer tipo de anestesia. Antônio estava destinado a ser morto e ter sua carne vendida, mas houve um dia que mudaria tudo.

Foto: Animal Save & Care Portugal

“Ele conseguiu escapar da suinicultura, e não temos certeza de como”, começa a relatar Alice Basílio, presidente da associação portuguesa. “Quando chegou até nós, tudo já tinha sido feito, ele não tinha mais sua cauda, seus dentes e estava castrado. Ele nasceu para ser criado para consumo e para morrer aos seis meses”, lembra.

Apesar de sua condição debilitada, Antônio encontrou um destino improvável nas mãos de um grupo de pessoas  veganas. Eles estavam dispostos a fazer o impossível para salvar esse porquinho bebê que estava lutando pela vida.

Antônio não teve um começo de vida fácil, passando por experiências terríveis. No entanto, após encontrar seu final feliz e receber todos os cuidados necessários, os traumas do passado parecem distantes. Atualmente, ele desfruta de uma vida livre ao lado de outros 33 porcos resgatados pelo Animal Save & Care Portugal, incluindo Joaquim, um porquinho famoso de Portugal.

Foto: Animal Save & Care Portugal

“Na suinicultura, ele passou por coisas horríveis e inimagináveis, mas mesmo depois de tudo, nunca demonstrou agressividade em relação aos humanos. Ele só tem amor para oferecer”, enfatiza Alice. António é extremamente afetuoso e adora interagir com as pessoas. “Se ele vê um ser humano, age como se estivesse vendo um anjo”, brinca.

Antônio é conhecido por sua natureza amorosa e nunca demonstrou comportamento agressivo. Ele é incapaz de morder alguém, como destaca a presidente da associação. A associação, além de cuidar dos porcos, atualmente abriga cerca de 120 animais, todos eles resgatados de situações de maus-tratos.

Se você deseja contribuir com o Animal Save & Care Portugal, pode fazer doações financeiras através de MBWay e IBAN, cujas informações estão disponíveis em seu site e redes sociais. Além disso, é possível se tornar voluntário ou doar materiais e alimentos para os animais. Basta entrar em contato por meio do e-mail ([email protected]).

Foto: Animal Save & Care Portugal

    Você viu?

    Ir para o topo