EnglishEspañolPortuguês

Polícia resgata quelônios criados em cativeiro em Manaus (AM)

6 de agosto de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Animais foram encontrados em casa no Centro de Manaus (Foto: Divulgação/Polícia Militar)
Animais foram encontrados em casa no Centro de Manaus (Foto: Divulgação/Polícia Militar)

O Batalhão da Polícia Ambiental do Amazonas resgatou 35 quelônios que eram criados em uma casa, no Centro de Manaus. No local, também foi encontrado um papagaio, que também foi retirado de forma irregular de seu ambiente natural, segundo a Polícia Militar. O resgate ocorreu nessa terça-feira (4).
De acordo com o subcomandante do Batalhão, major Luiz Navarro, os quelônios estavam em um tanque. Tanto eles quanto o papagaio teriam sido pegos no município de Jutaí, distante 751 km de Manaus.
A suspeita, explica o policial, é de que os animais seriam comercializados em breve. O imóvel funcionaria como uma espécie de ‘criadouro’ clandestino. “Recebemos a denúncia de que o proprietário da casa recebia os animais, guardava e depois os vendia. Aos policiais, o homem de 64 anos apenas confirmou que recebia os animais”, disse o major.
De acordo com a polícia, o proprietário do imóvel não possuía licença ambiental para cuidar dos animais silvestres. O homem foi detido e levado à Delegacia do Meio Ambiente para prestar esclarecimentos.
Os animais foram encaminhados para um abrigo para receberem cuidados veterinários, segundo Batalhão Ambiental.
Fonte: G1
Nota da Redação: Como nós, os animais nasceram para viver livremente. Manter um animal engaiolado é um dos crimes mais cruéis do ponto de vista ético. Infelizmente as nossas leis ainda permitem que algumas espécies de aves sejam caçadas, comercializadas e aprisionadas apenas para satisfazer a ganância e os desejos inconscientes e cruéis de algumas pessoas. Não podemos mais aceitar calados este tipo de prática como também todas as outras que tratam os animais apenas como mercadoria ou objeto de decoração. As leis precisam avançar e proibir qualquer forma de manutenção de animais em cativeiro.

Você viu?

Ir para o topo