EnglishEspañolPortuguês

Polícia Militar Ambiental apreende duas corujas e uma jaguatirica em operações no Espirito Santo

12 de agosto de 2013
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A Polícia Militar Ambiental do Espirito Santo realizou o recolhimento de duas corujas no bairro Santa Lúcia em Vitória, e de um filhote de jaguatirica no Córrego da Alegria município de Nova Venécia.

No último dia 08, uma equipe da 1ª Companhia Ambiental com sede em Cariacica, recebeu uma solicitação para recolhimento de duas corujas que segundo a solicitante estariam feridas, pois permaneciam sem movimentos no chão gramado próximo à igreja católica do bairro Santa Lúcia, município de Vitória, correndo riscos.

Chegando ao local, os policiais recolheram as aves usando as técnicas contenção e manejo de animais silvestres, e em uma avaliação preliminar, não foi constatado nenhum ferimento, sendo levadas para o viveiro da 1ª Companhia com sede em Cariacica e identificadas como um casal de coruja-das-torres, uma espécie pertencente à família dos titonídeos, também conhecida pelos nomes de coruja-da-igreja, coruja-branca, coruja-católica e rasga-mortalha.

Ao fim do dia, as corujas foram devolvidas ao habitat natural, com soltura no Parque Estadual da Fonte Grande em Vitória, área verde onde é comum visualizar tais espécies.

Jaguatirica resgatada

A equipe da 3ª Companhia Ambiental com sede em São Mateus foi acionada para comparecer na localidade de córrego da Alegria, município de Nova Venécia para o recolhimento de um filhote de jaguatirica.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O felino, uma jaguatirica macho pesando cerca de três quilos, foi levado pelos policiais ambientais para a sede da 3ª Companhia de onde seguiu em um transporte adequado para Floresta Nacional do Rio Preto localizada no município de Conceição da Barra, onde seu estado de saúde será avaliado por um veterinário e posteriormente será reintroduzida ao seu habitat natural.

Esta é a segunda jaguatirica capturada na região em menos de trinta dias, sendo que a anterior foi capturada no último dia 20, na mesma localidade com uma armadilha.

A jaguatirica, segundo a Polícia Ambiental, está na lista de animais em risco de extinção, principalmente por causa da caça e destruição do seu habitat natural.

Com informações de Assessoria de Imprensa BPMA ES

Você viu?

Ir para o topo