EnglishEspañolPortuguês

PANTANAL

Polícia investiga envenenamento de animais silvestres ameaçados de extinção

Os corpos dos animais silvestres, incluindo onças, foram encontrados em fazendas na região pantaneira

6 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução/Pixabay/Imagem Ilustrativa

A Polícia Federal (PF) deflagrou na quinta-feira (5) a Operação Yaguaraté, que tem como objetivo investigar mortes de animais silvestres ameaçados de extinção que apresentam sinais de envenenamento. Os casos teriam ocorrido em fazendas na região do Pantanal de Mato Grosso do Sul.

O nome “Yaguareté”, de origem indígena, é utilizado pela tribo Guarani para designar a palavra “onça-pintada” e, por isso, foi escolhido para identificar a operação, que investiga casos que incluem mortes de onças.

Até o momento, os agentes cumpriram quatro mandados de busca e apreensão, sendo três em fazendas na região de Corumbá. O outro teve como foco um endereço em uma área urbana de Campo Grande, capital do estado.

Especialistas analisaram corpos de 20 animais silvestres que pertencem a diferentes espécies ameaçadas de extinção. O estado dos animais levantou a suspeita de que as mortes podem ter sido causadas por envenenamento provocado por pessoas interessadas em tirar a vida dessas espécies.

Os corpos foram encontrados em junho e, segundo o Diário Corumbaense, os animais em estado de decomposição estavam na região do Passo do Lontra, em Corumbá. Um dos animais era uma onça adulta, do sexo masculino, chamado de Sandro e monitorado através de colar com sinal GPS.

Como não havia marcas de tiro ou sinais de violência nos corpos, a Polícia Federal suspeita que tenha sido utilizado veneno agrícola para tirar a vida dos animais.

Para elucidar os casos mais rapidamente, a PF pede que denúncias que possam ajudar na investigação sejam feitas pelo e-mail [email protected] ou por meio do telefone (67) 99131-9355. Matar animais silvestres é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais, com punição de até um ano de reclusão, além de multa.

Você viu?

Ir para o topo