Treze homens foram presos em flagrante e um adolescente foi apreendido na manhã deste domingo (6), em uma chácara onde acontecia uma rinha de galos, na zona rural de Sertãozinho (SP). Segundo a Polícia Militar Ambiental, uma denúncia anônima levou os PMs ao local, onde o grupo acompanhava a luta das aves.
Cada um dos envolvidos foi multado em R$ 276 mil, por maus-tratos e participação em rinha. O grupo foi levado para o plantão da Polícia Civil.
De acordo com o tenente da PM Ambiental Diogo Araújo, as aves eram mantidas em cativeiro em situação precária. No momento do flagrante, vários galos estavam com acessórios usados parar ferir outros pássaros no momento das lutas. “Alguns estão lesionados, com biqueiras e esporas, porque tinham acabado de lutar”, diz.
À polícia, o suspeito de ser o responsável pela organização das rinhas afirmou que trabalhava no local há dois meses. “O responsável falou que a vida toda participa, gerencia rinhas. Só que neste local ele alega que estava há dois meses, e que ele vem gerenciando a cada 15 dias”, afirma Araújo.
O tenente informou ainda que as rinhas eram organizadas em locais diferentes a fim de tentar driblar a fiscalização. Pelo menos 23 aves foram resgatadas e, segundo a PM, os animais serão submetidos a uma avaliação veterinária para verificar qual destinação será dada.
Os suspeitos foram levados ao plantão da Polícia Civil e cada um terá que pagar multa de R$ 276 mil.
Fonte: G1