EnglishEspañolPortuguês

Polícia apreende mais de 60 aves vítimas de maus-tratos, em MG

18 de junho de 2010
1 min. de leitura
A-
A+

Mais de 60 pássaros da fauna silvestre brasileira foram apreendidos durante um patrulhamento no Bairro Morro do Papagaio, região Centro-Sul de Belo Horizonte, em MG.

De acordo com o sargento Júnior, da Polícia Militar de Meio Ambiente, os militares chegaram a uma casa no Beco Pitangueiras através de uma denúncia anônima, e lá encontraram 43 aves, dentre elas alguns trinca-ferros, um Sabiá-Una e um Curió, ambas espécies ameaçadas de extinção. A denúncia dava conta que José Joaquim da Silva, de 80 anos, comercializava os pássaros na região. Entretanto, o homem negou e contou à polícia que apenas criava os animais.

A PM constatou maus-tratos contra as aves. Os pássaros viviam em gaiolas sujas, não havia água limpa e alguns pássaros apresentavam ferimentos provocados, possivelmente, no momento em que foram capturados.

Após um patrulhamento na região, outros 20 pássaros também foram encontrados em situação semelhante, dessa vez, na casa de José Soares, 73, na Rua Principal. No local, havia um outro Sabiá-Una e uma gralha.

Os dois suspeitos foram encaminhados à Delegacia de Crimes Ambientais (Demaca), em Belo Horizonte e estão sujeitos a pegar de seis meses a um ano e meio de prisão por manter pássaros da fauna silvestre em cativeiro. Além disso, terão de pagar multa no valor de R$500 por animal e mais R$5 mil por cada ave em extinção. As aves foram levadas para o Ibama.

Fonte: Uai

Você viu?

Ir para o topo