EnglishEspañolPortuguês

Pinguins aparecem mortos no litoral norte do RS

13 de agosto de 2010
1 min. de leitura
A-
A+
(Foto: Ricardo Duarte/Agência RBS/AE)

A Prefeitura de Tramandaí e de Balneário Pinhal, no litoral norte do Rio Grande do Sul, receberam ontem à tarde o pedido para que limpem a orla das praias onde cerca de 130 pinguins apareceram mortos. O 1º Pelotão Ambiental de Tramandaí foi informado por moradores sobre os animais na areia, entre quarta-feira e a manhã de ontem. A estimativa dos especialistas é de que as aves – pinguins-de-magalhães – provavelmente tenham morrido de exaustão.

A solicitação de limpeza foi encaminhada pelo próprio Pelotão Ambiental, pois os animais já tinham entrado em processo de decomposição, o que é um potencial problema de saúde pública. O cálculo é que os pinguins mortos estavam dispostos por uma extensão de 30 quilômetros.

Os policiais chegaram a pensar que as aves pudessem estar machucadas ou manchadas de óleo. Como não foi o caso, a conclusão é de que tenham morrido de exaustão. Segundo o biólogo Maurício Tavares, do Centro de Estudos Costeiros, Limnológicos e Marinhos (Ceclimar), em Imbé, os animais acabam morrendo quando buscam a anchoveta, peixe abundante nas águas brasileiras.

Na tarde de ontem, também foi encontrado um lobo-marinho na Praia de Tramandaí. O animal estava bem e, de acordo com o pelotão, voltará sozinho ao mar em alguns dias.

Fonte: Gazeta do Sul

Você viu?

Ir para o topo