EnglishEspañolPortuguês

RESISTÊNCIA

Petição reúne 1,65 milhões de assinaturas contra o teste de animais e Câmara engaveta projeto

30 de dezembro de 2021
Vanessa Santos | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação | HSI

Uma petição da Humane Society International (HSI) em parceria com a ONG Te Protejo reuniu quase dois milhões de assinaturas exigindo o fim dos testes de cosméticos feito em animais.

“Ainda hoje, coelhos, porquinhos-da-índia, ratos e camundongos são envenenados, feridos e mortos para que ingredientes e formulações de cosméticos sejam testados e usados em produtos como shampoos, batons e até perfumes. A beleza não deveria custar tão caro”, lamenta a ONG Te Protejo.

A petição visa pressionar Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (Concea) para proibir definitivamente esse tipo de exploração em todo o território nacional.

Foto: Ilustração | Pixabay

“Os testes cosméticos em animais são reprovados por três entre quatro brasileiros. Essa cruel exploração já foi banida em 41 países, incluindo a União Europeia, Índia, Taiwan, Coreia do Sul, Guatemala, Nova Zelândia, Austrália e mais recentemente, no México.”

O Congresso Nacional tramita dois projetos de lei que defendem o fim do uso de animais para essa finalidade. O PL 948/2019, do deputado federal Célio Studart (PV-CE), é uma das propostas que aguarda votação na Câmara. Contudo, o projeto foi apensado ao PL 2905/2011, de Roberto de Lucena (Podemos-SP), que já foi arquivado por duas vezes.

“Líderes do Congresso Nacional e alguns ministros têm se mostrado resistentes em avançar na discussão, adiando a adoção de medidas legais cruciais há alguns anos. Essas mudanças não resultam em padrões de segurança menos eficazes ou em qualquer perda de inovação na área cosmética. Na verdade, um crescente número de grandes e pequenas empresas tem apoiado tal legislação, reconhecendo os benefícios científicos de uma mudança para métodos alternativos e a necessidade de respeitar o desejo dos consumidores”, pontuam os representantes da ONG Te Protejo.

Alguns estados brasileiros como o Amazonas, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo, já proibiram a exploração de animais em testes de laboratório.

Para assinar a petição e ajudar os animais, clique aqui.

Você viu?

Ir para o topo