EnglishEspañolPortuguês

SANTA CATARINA

Pesquisadores avaliam os efeitos do turismo de observação de baleias franca no comportamento dos animais

22 de agosto de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:

Durante este final de semana, 20 e 21 de agosto, uma equipe de pesquisadores estará realizando uma avaliação do efeito do Turismo de Observação de Baleia Embarcado (TOBE) no comportamento da baleia-franca-austral (Eubalaena australis), na busca de subsídios para a gestão da atividade no território da APA da Baleia Franca/ICMBio.

Desenvolvido nos municípios de Imbituba, Laguna e Garopaba, em Santa Catarina, o projeto consiste no monitoramento do comportamento das baleias na presença e na ausência de embarcações a partir de ponto fixo em terra.

Segundo informam os pesquisadores, a equipe do projeto estará em campo na enseada da praia da Ribanceira e as aproximações serão realizadas com embarcações alugadas a fim de simular a atividade do Turismo de Observação de Baleia Embarcado ((TOBE).

O objetivo da simulação é de que os resultados do projeto possam auxiliar a gestão da atividade na Unidade de Conservação.

A pesquisa está sendo coordenada pela Cooperativa para Conservação da Natureza (CAIPORA) em parceria com a APA da Baleia Franca, a Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Instituto Aqualie e o Grupo de Estudos de Mamíferos Aquáticos do Rio Grande do Sul (GEMARS).

 

Fonte: A Hora

 

Você viu?

Ir para o topo