EnglishEspañolPortuguês

Período chuvoso deixa cães suscetíveis a dermatites

17 de janeiro de 2011
3 min. de leitura
A-
A+
A empresária Luciana Benetti com sua shitzu Meg (Foto: Reprodução/Correio de Uberlândia)

Segundo o laboratório de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), as chuvas em Uberlândia (MG) devem continuar até o dia 20 de janeiro. Neste período, de acordo com a veterinária Lara Edna Santana, os cães estão propensos a ter problemas de pele como sarnas, fungos e alergias.

A veterinária afirma que a alta umidade do ar abaixa a resistência da pele dos animais. “A pele fica sensível e mais suscetível a doenças, principalmente as alergias”, disse Lara Edna Santana.

A empresária Luciana Benetti é dona de Meg, uma shitzu de 7 anos que sofre com alergias desde que nasceu. No período de chuva, a alergia de Meg piora. “Ela está muito ruim, com feridas no corpo e coceira. Já fizemos vários exames que não detectam nada”, afirmou.

Nesta época do ano, os cuidados para evitar a alergia da Meg são redobrados. Luciana Benetti afirma que quando ela percebe o aparecimento de feridas já aplica uma pomada no local. “Além disso, ela só faz caminhada usando sapatinhos para evitar que as patas fiquem molhadas”, disse a empresária.

Outro cuidado com Meg está relacionado à tosa. Ela está sempre com tosa bebê. “Assim fica mais fácil cuidar das feridas e manter o pelo seco”, afirmou Luciana Benetti.

Pelagem dos cães deve estar sempre seca

A veterinária Lara Edna Santana alerta sobre o perigo do banho em dias chuvosos. Segundo ela, a pele do cão demora em média 24 horas para secar e quanto mais úmido o dia mais demorado é esse processo. “Em qualquer época do ano é preciso manter a pelagem do animal sempre seca para evitar dermatites. No período de chuva manter o pelo tosado facilita na hora de secá-los e ainda ajuda no controle de pulgas e carrapatos”, disse.

Segundo a veterinária, os donos devem ficar atentos a qualquer sinal de coceira, queda de pelo geral ou localizada, pele avermelhada, feridas e caspas. “O tratamento da dermatite varia de acordo com o problema. O ideal é procurar um profissional para diagnosticar corretamente, já que, na maioria das vezes, o tratamento é específico para cada doença. Durante o período chuvoso, evitar que o animal tome chuva e manter a pelagem curta e seca diminui as chances do aparecimento das doenças de pele ocasionadas por conta da umidade”, disse.

Cuidados com os cães no período chuvoso:

• Cães de pelo longo devem tomar banho no máximo uma vez por semana e os de pelo curto a cada 15 dias. O pelo do cão deve ser secado com secador. Apesar de parecer seca, a pele do cão continua úmida por 24h após o banho.
• Evite dar banho em dias chuvosos
• Não deixe o animal molhado em hipótese nenhuma. A umidade pode tirar a camada de proteção natural da pele.
•  Mantenha o pelo do animal tosado

Fonte: Correio de Uberlândia

Você viu?

Ir para o topo