A histórica Paranapiacaba, encravada a cerca de 30 quilômetros do Centro de Santo André (SP), será palco do primeiro mutirão de castração gratuita de cães e gatos neste fim de semana – sábado (31) e domingo (1º), das 9h às 15h.
A inédita ação na vila será promovida pela Prefeitura de Santo André, por meio da Secretaria de Saúde. Nesta sexta-feira (30), a equipe da Gerência de Controle de Zoonoses marca presença no local para fazer o cadastro dos primeiros 100 animais que passarão pela cirurgia – serão 50 em cada dia.
Em 5 de julho, a Zoonose realizou censo das populações de animais domésticos de pequeno porte.
Do levantamento inicial, o resultado apontou 239, sendo 189 cachorros e 50 gatos, entre domesticados e comunitários, espalhados pela vila ferroviária inglesa, local estratégico de abandono da população canina e felina.
Deste total, 180 ainda não são castrados. “Nesta primeira etapa, castraremos 100 animais, entre os dois dias de trabalho em Paranapiacaba. Os 80 restantes ficarão para o próximo mutirão, que será realizado entre outubro e novembro”, afirmou a veterinária Simone Ortiz Rizzotti, responsável pelo setor de Profilaxia da Raiva na Zoonoses de Santo André.
Objetivo
A castração de cães e gatos tem por meta diminuir as crias indesejáveis, prevenir tumores e evitar doenças transmissíveis. Prefeitura fornecerá material.
Fonte: Rede Bom Dia