EnglishEspañolPortuguês

Palestra 'Rodeio: Esporte ou Tortura?' aborda maus-tratos com animais

24 de agosto de 2013
1 min. de leitura
A-
A+

Na tarde do último sábado, dia 17 de agosto, foi realizada nas dependências da Câmara Municipal a palestra “Rodeio: Esporte ou Tortura?”. A iniciativa foi do vereador Paulo Fernando Lara Pereira de Araujo, o Prof. Paulo Jesus. No encontro, foram discutidos temas como a constitucionalidade de uma lei proibindo a realização de rodeios além dos riscos e maus-tratos que os animais sofrem por conta dessa prática.

O promotor de Justiça do Grupo Especial de Combate aos Crimes Ambientais e de Parcelamento Irregular do Solo (GECAP), Dr. Carlos Henrique Prestes Camargo, discorreu sobre o tema da constitucionalidade das leis municipais que proíbem os rodeios e da inconstitucionalidade da lei que regulamenta o rodeio como esporte. “O promotor fez a leitura de vários processos julgados que garantem ao município a proibição dessa prática”, apontou Prof. Paulo Jesus.

Dra. Fernanda Beda, médica veterinária e militante da causa, tratou sobre os aspectos técnicos dos maus-tratos, como a maior sensibilidade dos animais ao som alto, problemas na traqueia com as provas de laço, entre outras situações. “Um fato chocante contado pela médica veterinária foi o caso do veterinário que usou de falsas pesquisas, financiadas por empresas que organizam rodeios, para afirmar que os animais não sofriam maus-tratos”, contou o vereador. Após as falas dos palestrantes, a população pôde tirar dúvidas.

“O evento foi importante para aumentar a mobilização dos protetores e continuar o trabalho de conscientização da população rumo à proibição dessa prática que causa maus-tratos e sofrimento aos animais”, considerou Prof. Paulo Jesus.

Fonte: Atibaia

Você viu?

Ir para o topo