EnglishEspañolPortuguês

CHINA

Pai e filho patrulham florestas para proteger macaco ameaçado de extinção

O pai, Yu Jianhua, foi um caçador no passado, mas hoje se dedica à proteção da biodiversidade

23 de agosto de 2021
Beatriz Silva | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+

Em Yunnan, na China, residentes locais unem-se há anos para proteger uma população de macacos de “nariz arrebitado”, uma das espécies de animais que recebem proteção de primeira classe pelo país. Entre eles, estão Yu Jianhua e seu filho Yu Zhonghua, que exercem diversas tarefas, desde a patrulha das florestas até a prevenção de incêndios naturais. Yu Jianhua, que costumava ser um caçador, usou sua experiência como tal para salvar os macacos de possíveis armadilhas.

Outros cidadãos seguiram o exemplo de Yu Jianhua, e também tornaram-se guardiões, mas Yu estava preocupado com quem ficaria em sua posição já que ele estava ficando velho, e o salário pago para uma função que também era perigosa, possuía um valor baixo. Foi então que Yu considerou seu filho como um candidato perfeito para ocupar seu cargo.

Foto: Rod Waddington

O trabalho para conseguir convencer Yu Zhonghua a mudar de emprego e retornar a cidade natal foi intenso, até finalmente o homem que tinha menos de 20 anos de idade na época, decidir aceitar, mesmo sem saber exatamente o que iria fazer. No entanto, ao saber que iria passar o tempo trabalhando com seu pai na proteção dos macacos, Yu Zhonghua aceitou o emprego sem pensar duas vezes. Em entrevista ao People ‘s Daily, ele contou que após dois anos cumprindo aquela função significativa, acabou se apaixonando pelos animais.

De acordo com um guia de proteção sobre macacos da espécie “nariz-arrebitado”, publicado em Abril deste ano, a população desse animal ultrapassa hoje o número de 3.300, aumento que tem sido visto desde o ano de 1980. Em 1996, a população total estimava-se ser de 1500.

Você viu?

Ir para o topo