EnglishEspañolPortuguês

APÓS DENÚNCIAS

Operação resgata cães em situação de maus-tratos em Itanhaém (SP)

Prefeitura, Polícia Ambiental e Civil resgataram dois cães que sofriam maus tratos, no Belas Artes, em Itanhaém

31 de maio de 2022
3 min. de leitura
A-
A+
Cães estavam sem comida e sem água, além de estarem presos em coleiras curtas, no quintal de uma casa, no Belas Artes, em Itanhaém | Foto: Nair Bueno | DL

Uma operação realizou o resgate de dois cães que estavam em situação de maus-tratos, em uma residência, na manhã de segunda-feira (30), no bairro Belas Artes, em Itanhaém. O departamento municipal de Bem Estar Animal já havia recebido denúncia sobre o caso pelo portal da prefeitura.

A reportagem do Diário do Litoral acompanhou a operação que contou com a presença de representantes do Bem-Estar Animal da prefeitura, da Polícia Ambiental e Civil que foram até a residência onde estavam os dois cães.

Ao chegarem no local, a proprietária da casa não estava. Os dois cães se encontravam amarrados em coleiras curtas, sem comida e sem água limpa, além de ter fezes dos animais no quintal.

A veterinária da prefeitura Maria Luiza Previati Silva explicou que a fiscalização ambiental já havia aberto um processo administrativo sobre o caso no mês de junho do ano passado.

“Visitamos a tutora dos animais no dia 19 de abril, alertamos para que ela tomasse as providências. No dia 10 deste mês, voltamos ao local para verificar a situação, mas os cães continuavam em situação de maus-tratos e sem comida”, completa.

O diretor do departamento de Bem-Estar Animal, William Tadeu Souza, explicou que o caso já havia sido constatado por meio de denúncias no portal da prefeitura.

“Os animais resgatados na operação serão levados ao veterinário contratado pela prefeitura para fazer um primeiro atendimento. E vão ser encaminhados ao canil municipal, localizado no Jardim Coronel. Eles ficarão à disposição para uma adoção responsável”, frisa.

O cabo Rogério, da Polícia Ambiental, afirma que a tutora dos animais vai responder por crime de maus-tratos, já que a polícia civil abrirá um processo criminal para investigar o caso. A Polícia Ambiental também deve aplicar multa à tutora, no valor de R$ 13 mil por cada cão.

O secretário de Meio Ambiente, César Augusto de Souza Ferreira, confirma que os animais serão levados ao canil municipal, onde já tem seis animais.

“A ideia é que esses cães sejam adotados. Temos no portal da prefeitura um alerta sobre o abandono de animais ser crime”. Segundo o secretário, o departamento de Bem Estar Animal foi implantado em janeiro de 2021 e já foram apuradas mais de 700 denúncias referentes a maus-tratos de animais.

Terceirizar

Ferreira afirma que a prefeitura abriu um chamamento público, na última semana, com o objetivo de selecionar entidades interessadas em celebrar um termo de colaboração com a prefeitura.

“Nosso objetivo é desenvolver e executar ações de controle das populações de cães e gatos abandonados e também os que estão em situação de maus-tratos no município”.

O termo compreende a esterilização cirúrgica, o recolhimento seletivo de animais que estejam em risco e em sofrimento de agravos físicos, entre outros. A entidade também será responsável pelo transporte, alojamento, manutenção e guarda, identificação por microchip, vacinação e vermifugação dos animais recolhidos, além da realização de campanhas de adoção.

“Em 2021, a administração não podia realizar concurso público devido à pandemia. Para dar estrutura e contratar os profissionais para executar o serviço levaria muito tempo, por isso, decidimos terceirizar”, esclarece.

As entidades interessadas podem apresentar as propostas até o dia 13 de junho, das 9 às 13 horas, na Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente. Segundo o secretário, a previsão é que até setembro, a entidade esteja contratada.

Pessoas que souberem de maus-tratos aos animais podem fazer denúncias anônimas ao Departamento de Bem Estar Social pelo telefone 13 3427.8533. Ou ir ao local na rua Dom Sebastião Leme, 195, no Jardim Ivoty, em Itanhaém.

Fonte: Diário do Litoral

Você viu?

Ir para o topo