(da Redação)
Depois da repercussão e do sucesso do calendário Vira Latas de Raça 2010, a ONG SOS Vida Animal, em parceria com empresas privadas de Londrina (PR), iniciou as atividades para a produção do calendário do próximo ano. Em 2011, a ONG pretende aumentar o número de atividades em prol dos animais. As ações farão parte das propostas do projeto “Vira Latas de Raça”, que tem como objetivo mobilizar a população londrinense sobre o aumento de animais abandonados nas ruas.
O estúdio do Caximbo e o fotógrafo Bernardo Sardi participaram pela segunda vez do projeto.
No final de 2010 alguns voluntários formaram um pequeno grupo em torno da ideia de criar um calendário que retratasse animais abandonados. O calendário seria uma forma de sensibilizar a população e ajudar a ONG, que gasta em torno de R$ 300, 00 por animal resgatado. Os custos incluem processos clínicos, entre eles castração, medicação, tratamentos e alimentação. Um processo necessário para que o animal possa ser adotado.
Alguns animais permanecem por tempo indeterminado em lares provisórios de voluntários da SOS, são ressocializados e levados de tempos em tempos às feiras de adoção, que geram oportunidades de adoção.
Dentro desta proposta o calendário 2011 terá como tema o envelhecimento saudável dos animais, que, assim como os seres humanos, precisam de muito carinho e paciência de seus tutores durante essa fase da vida. A escolha do tema é resultado da observação de muitos casos de abandono de animais senis.
O calendário propõe uma reflexão importantíssima a respeito da forma deturpada com que algumas pessoas tratam a vida, descartando animais como produtos e ignorando seu sofrimento.