EnglishEspañolPortuguês

ONG de animais silvestres Adipas tem fechamento decretado pela Prefeitura

29 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

A ONG Adipas (Associação Direcionada na Preservação de Animais Silvestres), localizada no Caxambu, junto à escola municipal da Roseira, em Jundiaí, fechará as portas no dia 23 de dezembro.

Hélio Lunardi, presidente da organização, recebeu um comunicado da Prefeitura indicando que os animais serão transferidos para a Associação Mata Ciliar, estruturada para receber felinos.

Lunardi, que sofre com a perda de um trabalho de mais de 18 anos e luta atualmente contra o câncer, poderá continuar com suas licenças concedidas pelo IBAMA para tutelar os pássaros que estão no local, mas o restante dos animais, como cobras, bugios e jabutis, será levado para a Mata Ciliar, segundo Vagner Soares, assessor do prefeito de Jundiaí, Pedro Bigardi.

Estes animais deverão ser realocados e passarão pelo estresse e pelo trauma de saírem de seu lar, de um lugar onde já estava acostumados e terem que se adaptar a um novo ambiente (que não é especializado em suas necessidades, mas nas necessidades de felinos). Sem contar o problema com o transporte destes animais, que, indefesos, serão colocados em veículos que podem causar traumas e ferimentos nos animais, assim como insolação ou infecções.

Nas redes sociais, o biólogo Kleber Fernandes lamentou o ocorrido e demonstrou sua indignação com a insensibilidade da prefeitura da cidade, já uma petição no site Avaaz foi feita para evitar o manejo irresponsável dos animais e o fechamento da ONG, também explica o caso. Segundo o comunicado da petição, o motivo do fechamento seria corte de gastos. A Adipas recebe R$6.200,00 mensalmente da Prefeitura de Jundiaí e Lunardi completava de seus próprios rendimentos todos os custos extras.

Você viu?

Ir para o topo