Na próxima quarta-feira (20), acontece a transferência da onça Tonhão, uma das quatro onças-pintadas do Refúgio Biológico Bela Vista (RBV), de Itaipu (RJ), para o Zoológico Bosque Guarani no centro de Foz do Iguaçu (PR).
A ação não é uma decisão aprovada por todos os lados. Mesmo assim, a transferência foi autorizada pelo IBAMA, visando buscar mais conforto ao animal, que hoje está com 18 anos de idade e pesa mais de 90 quilos.
A transferência da onça atende a um pedido da Prefeitura de Foz do Iguaçu. O animal, mesmo estando no zoológico, continuará recebendo toda a atenção do grupo do Refúgio, além do apoio do Hospital Veterinário para eventuais tratamentos.
A mudança do animal chegou a gerar polêmica, pois a história não agradou ao vereador Paulo Rocha, que, na manhã de quinta-feira (14), foi contra a ação e ainda disse ser “um crime”, pois, no entender do edil, “a onça deveria ir para o Parque Nacional do Iguaçu e não para um zoológico”.
Fonte: CBN
Nota da Redação: Enviar a onça para um zoológico é enviá-la para um confinamento cruel, onde ela será explorada como objeto de entretenimento. O lugar da onça é na natureza e, caso não esteja adaptada, em santuários que preservem seu habitat e sua liberdade de viver em sintonia com a natureza.