As bandas Heart e Barenaked Ladies e o cantor Willie Nelson cancelaram shows planejados para o parque SeaWorld, na Flórida, EUA, citando o recente documentário “Blackfish”, que questiona os efeitos de manter baleias em cativeiro.
Joan Jett também se juntou à lista de artistas que se distanciam do parque aquático. Ela enviou uma carta ao presidente do SeaWorld, Jim Atchison, pedindo para parar de usar sua música “I love rock ‘n’ roll” da abertora do show “Shamu rocks”.
“Estou entre os milhões que viu ‘Blackfish’ e estou enjoada de saber que minha música foi tocada sem minha permissão para mamíferos marinhos sensíveis ao som”, disse Jett na carta.
Um representante do SeaWorld não respondeu imediatamente à agência Associated Press, que fez um pedido de comentário sobre a carta.
O Heart foi o grupo mais recente a cancelar apresentações no SeaWorld, que aconteceria em fevereiro. O anúncio do cancelamento foi feito no último fim de semana. A série de shows de que eles participariam envolve bandas de rock clássico e country.
Uma mensagem no perfil do Twitter do Heart diz que a decisão também foi influenciada pelo documentário “Blackfish”. O filme levanta questões sobre os efeitos de manter animais que podem ser “assassinos” confinados em parques como o SeaWorld.
As bandas Nelson e Barenaked Ladies tomaram suas decisões depois que os fãs criaram petições no site Change.org pedindo a eles para não tocarem no local.
O Barenaked Ladies disse através de um porta voz da banda: “Assistimos filmes também, você sabem! Esta é uma questão complicada, e admitimos não entender tudo, mas não nos sentimos confortáveis seguindo com o show dessa vez. Representantes do SeaWorld tiveram a cortesia de nos convidar para o parque para que aprendêssemos melhor sobre o que eles fazem, e como fazem”, disse a banda.
Fonte: G1