EnglishEspañolPortuguês

Motorista é flagrado com 600 pássaros em rodovia do DF

3 de outubro de 2009
1 min. de leitura
A-
A+

Um motorista foi flagrado na BR-060, no Distrito Federal, com 600 canários-da-terra. Os pássaros estavam em um carro que vinha de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. As aves foram levadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, na Floresta Nacional. Todas elas estavam amontoadas em gaiolas. Ainda no caminho algumas não resistiram.

“Os pássaros ficam extremamente estressados, debilitados, e isso baixa no sistema imunológico deles. E em questão de 24 horas os animais acabam morrendo por conta desse estresse. Apesar de estarem voando agora, amanhã a gente vai ter um tapete de animais mortos no chão” diz Anderson do Vale, do Centro de Triagem.

No sábado passado, dia 26 de setembro, outras 450 aves foram apreendidas pelo Ibama, só que na BR-020, perto de Formosa (GO). Só neste ano mais de 3 mil pássaros foram pegos com traficantes no Distrito Federal.

O principal problema enfrentado pelo Ibama e a falta de uma legislação especifica para combater os traficantes. Quem vende os animais tem a mesma punição de quem cuida em cativeiro. A pena para o crime é de seis meses a um ano e a multa é de R$ 500 por animal. Mas o traficante não fica preso. Ele é liberado assim que assina um termo de compromisso.

No Brasil são cerca de 45 mil animais apreendidos por ano. É um número muito alto. Por isso, é preciso alterar essa legislação, aumentando a pena para o traficante. Só assim o Ibama e a polícia darão à sociedade a resposta que ela merece. Ou seja, pegar o traficante de animal silvestre e, realmente, retirá-lo desse tipo de atividade – afirma o coordenador de fiscalização Roberto Cabral.

Fonte: O Globo

Você viu?

Ir para o topo