EnglishEspañolPortuguês

CRIME

Moradores denunciam morte suspeita de quase 30 gatos na Zona Sul de Teresina (PI)

De acordo com a Delegacia de Meio Ambiente, um exame de corpo de delito será feito nos animais para confirmar se foi envenenamento e peritos vão ao bairro investigar a região.

26 de agosto de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Ouça esta matéria:
Foto: Reprodução

Moradores denunciaram que quase 30 gatos foram envenenados na Vila Ferroviária, Zona Sul de Teresina (PI). Um Boletim de Ocorrência (BO) foi registrado na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) para investigar a causa da morte dos animais.

De acordo com a empregada doméstica Lidiane Ribeiro, a morte dos gatos vem ocorrendo desde o dia 15 de agosto e sempre com os mesmos sinais de envenenamento.

“Eles saem de casa e quando voltam já estão morrendo. A última gata que eu tinha, que estava com filhotes na barriga, morreu domingo (21), acho que os gatinhos morreram primeiro dentro dela, porque ela ficou agonizando por muito tempo. E eu não pude fazer nada, ela morreu envenenada”, afirmou.

Segundo os moradores da Vila Ferroviária, quase 30 gatos já morreram só este mês. Quem tem gatos em casa está vivendo com medo constantemente, como é o caso da dona de casa Maria José, que tem 10 gatos em casa e seis cachorros.

De acordo com a DPMA, só este ano foram registradas 103 denúncias de maus-tratos contra animais. Em 2021, o número de boletins foi 151.

“Isso é muito triste, alguém fazer isso com um ser tão inocente, como são os animais que não sabem se defender. Eu tenho 10 gatos e tenho seis cachorros e temo por eles”, lamentou Maria José.

Foto: Reprodução

Segundo a moradora Edinária Rodrigues, que registrou um BO na delegacia, essa não é a primeira vez que episódios de maus-tratos acontecem na região, mas dessa vez a denúncia foi formalizada na polícia.

“Fui fazer uma queixa, porque minha mãe está encontrando vários gatos mortos no quintal, na frente de casa e na casa dos vizinhos. Essa foi a forma que encontrei da gente saber o que está acontecendo, porque mais de 30 gatos falecidos em um curto espaço de tempo e sempre com os mesmos sintomas de envenenamento não é normal”, falou Ednária.

O delegado Emir Maia explicou que o inquérito não foi instaurado ainda, por isso as investigações não começaram, mas logo mais o caso será investigado.

A lei de maus-tratos a animais prevê de dois a cinco anos de reclusão para quem praticar atos de abuso, maus-tratos ou violência contra cães e gatos, além de multa e proibição da guarda. O contato para denuncias da DPMA é 86 3230-2025.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo