EnglishEspañolPortuguês

Morador cria página na internet para denunciar maus-tratos a cães

24 de novembro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Uma ONG de proteção aos animais registrou um boletim de ocorrência de maus-tratos contra cães no Canil Municipal de Ipuiúna (MG). A situação dos animais foi exposta por um morador da cidade na internet. O segurança Airton Roque de Faria foi até o local e encontrou cães vivendo em meio à sujeira. Um dos animais foi encontrado morto. Revoltado, o morador criou uma página em uma rede social para chamar a atenção das autoridades e da população.

“Eu quero que melhorem o canil ou que interditem de vez”, disse o segurança.

A denúncia chegou até representantes de duas ONGs de proteção aos animais que foram de Pouso Alegre (MG) e de São Paulo até a cidade para conhecer o canil. No local, estão cerca de 25 animais, que ficam todos juntos. Machos, fêmeas e filhotes convivem juntos. Segundo funcionários do local, a limpeza no local é diária, mas os animais não têm cuidados veterinários.

“Isso aqui é morte para estes cães, porque eles entram e saem daqui mortos. Tem cachorro magro, tem cachorro doente”, disse Vicente Defini Neto, diretor da ONG Cão Sem Dono.

Segundo a presidente da ONG que registrou o boletim de ocorrência, a denúncia será levada ao Ministério Público.

Página em rede social denunciou maus-tratos em Ipuiúna (Foto: Reprodução EPTV)
Página em rede social denunciou maus-tratos em Ipuiúna (Foto: Reprodução EPTV)

“Que ele faça um TAC junto à prefeitura para que a partir de agora ela faça um manejo adequado dos animais. Disponibilize ração adequada, um tratamento veterinário, separe os animais, fêmeas e machos e passe a tratar os animais conforme a lei”, disse Carla Viviane Souza, presidente da ONG SOS Bichos.

De acordo com o chefe de gabinete Wagner de Souza, na próxima semana a prefeitura deverá contratar um veterinário provisório para medicar e acompanhar os animais, até que seja feito um concurso público para efetivar um profissional. Uma reunião com representantes das ONGs de proteção também deve acontecer na próxima semana. A intenção, segundo o chefe de gabinete, é discutir as ações imediatas e as de médio e longo prazo que podem ser tomadas para melhorar a infraestrutura do canil municipal.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo