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CRÍTICAS

Modelo Hailey Bieber promove desinformação ao incentivar mais de 50 milhões de seguidores a consumir leite

31 de maio de 2023
5 min. de leitura
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Foto: Divulgação

Hailey Bieber foi alvo de críticas depois de postar uma seleção de fotos usando uma camiseta estampada com a frase “tem leite?”

A modelo e personalidade da mídia compartilhou as fotos no fim de semana para seus 49,5 milhões de seguidores no Instagram. As imagens mostram Bieber posando em um barco enquanto vestia um biquíni e uma camiseta molhada com as palavras.

Ela legendou o post: “tudo o que sei é que estou prestes a ter o melhor verão da minha vida”, ao lado do emoji de copo de leite. As fotos podem ser uma surpresa para alguns, já que Bieber já havia elogiado os benefícios de uma dieta baseada em vegetais .

Bieber é a mais recente celebridade a ser associada ao “got milk?” campanha, que vem da indústria de laticínios. Ele vê rostos famosos pagos para promover o consumo de leite de vaca. Emma Roberts, Emily Ratajkowski e Aubrey Plaza fizeram postagens semelhantes nos últimos meses.

Várias pessoas criticaram o post recente de Bieber, apontando os custos éticos da indústria de laticínios. Seb Alex , um conhecido ativista vegano, escreveu: “A razão pela qual os laticínios estão caindo é porque as pessoas estão percebendo que não são vacas bebês e não precisam beber o leite materno que as vacas produzem para seus bebês. Sem mencionar o que realmente acontece com essas vacas nesta indústria confusa.”

Ele acrescentou que é “triste” vê-la usar sua plataforma para anunciar um produto “baseado no abuso de animais”. O ativista Rob Banks escreveu que é “tão estranho” ver celebridades estrelando essas campanhas.

Tem leite? foi lançado em 1993. Tornou-se famoso por apresentar várias celebridades conhecidas usando bigodes de leite. Os anúncios foram arquivados em 2014, mas campanhas semelhantes estão ressurgindo.

Mais recentemente, a estrela do White Lotus, Aubrey Plaza, gerou polêmica depois de aparecer em um anúncio falso de “leite de madeira” que parodiou a indústria de leite à base de vegetais. Nele, ela afirmou que “só leite de verdade é real”. A atriz desligou seus comentários após a reação, com alguns acusando-a de ser uma “propagandista de laticínios”.

A queda do leite

A decisão dos grandes laticínios de investir grandes quantias em tais campanhas é provavelmente uma resposta à popularidade decrescente do leite fluido entre as gerações mais jovens. Um artigo recente do New York Times apelidou a geração Z de “geração que diz não ao leite”. Isso se referia ao fato de que eles compraram 20% menos leite do que a média nacional no ano passado.

Além da crescente conscientização sobre os impactos ambientais e na saúde dos laticínios, muitos jovens estão cada vez mais preocupados com os custos éticos da indústria. As “vacas leiteiras” são engravidadas à força para produzir leite, geralmente todos os anos. A cada vez, seus bezerros recém-nascidos são levados para que seu leite possa ser usado para humanos. A separação geralmente acontece dentro de horas após o nascimento. Isso causa grande sofrimento à mãe e ao bebê, que muitas vezes gritam e choram por dias depois de partirem.

Devido às condições em que são mantidas, claudicação e mastite, entre outros problemas de saúde, são comuns em vacas leiteiras. Quando seus corpos estão desgastados, eles são enviados para o matadouro.

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