EnglishEspañolPortuguês

TRAGÉDIA

Milhares de galinhas morrem em incêndio em fazenda de produção de ovos

Relatórios mostram que esse tipo de incêndio é mais comum do que se imagina

2 de fevereiro de 2024
Júlia Zanluchi
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Um grande incêndio em uma fazenda causou a morte de galinhas criadas para a produção de ovos na segunda-feira, 29. Acredita-se que milhares de galinhas morreram, embora o número total seja desconhecido. A causa do incêndio também ainda não foi determinada.

O incêndio devastador destruiu dois prédios da Feather Crest Farms, fazenda industrial em Bryan, no Texas. O CEO da empresa, Sam Krouse, afirmou em um comunicado que apenas um dos prédios tinha galinhas no momento do incêndio. Ele também confirmou que todas as aves dentro do prédio morreram, mas não deu uma estimativa do número.

De acordo com a Mercy for Animals, celeiros de galinhas podem abrigar mais de 20 mil aves de uma só vez. No ano passado, estima-se que 100 mil galinhas morreram em um incêndio semelhante em uma fazenda de ovos em Connecticut. Em 2022, um relatório do Animal Welfare Institute estimou que mais de meio milhão de animais de criação, incluindo galinhas, cabras, ovelhas e coelhos, morreram em incêndios em celeiros em um único ano, muitos deles evitáveis.

Apesar do número de mortes de galinhas, a Fox News afirmou que “ninguém ficou ferido” no incêndio. Essa redação refletiu relatos na mídia local de que “não houve feridos ou mortes relatadas”. Ativistas pelos direitos animais criticaram a resposta de veículos de mídia e indivíduos que pareciam mais preocupados com um possível aumento no preço dos ovos do que com a enorme perda de vidas. “Se fossem gatos ou cachorros, haveria um clamor internacional”, escreveu o defensor dos animais John Oberg na rede social X.

Na produção intensiva de ovos nos Estados Unidos, a grande maioria das galinhas é criada em gaiolas de bateria, ou seja, cada ave tem um espaço mais ou menos do tamanho de uma folha de papel A4. O sofrimento desse animais é imenso.

As galinhas usadas para a produção de ovos têm espaço tão limitado que são incapazes de realizar comportamentos naturais como esticar as asas, empoleirar-se ou aninhar-se. As galinhas ficam nessas condições por cerca de dois anos, antes de serem enviadas para o abatedouro quando sua produção de ovos diminui.

Existem pintinhos machos em excesso para a indústria, então eles serão mortos ao nascer. Isso será feito em câmaras de gás ou por maceração, onde serão jogados em trituradores de alta velocidade ainda vivos.

    Você viu?

    Ir para o topo