EnglishEspañolPortuguês

Mergulhadores arriscam a própria vida para remover redes de pesca do fundo do mar

9 de maio de 2015
2 min. de leitura
A-
A+

Por Fernanda Franco (da Redação)
Voluntários protegem a vida marinha retirando redes de pesca deixadas no fundo do mar

Na foto, mergulhadores cortam rede em ação realizada em 2011 (Foto: Tom Boyd Images 2011)
Na foto, mergulhadores da Ocean Defenders Alliance cortam rede durante ação realizada em 2011 (Foto: Tom Boyd Images)

A Ocean Defenders Alliance é uma ONG norte-americana composta de voluntários preparados para mergulhar até grandes profundidades e retirar redes de pesca deixadas no fundo do mar. Como efeito desse admirável trabalho, milhares de vidas marinhas acabam sendo salvas dessa terrível armadilha. Os mergulhos são realizados no litoral da Califórnia, nos EUA. As informações são do NBC Los Angeles.
Na foto, um leão-marinho é encontrado emaranhado em uma rede de pesca (Foto: Elaine Jobim)
Na foto, um leão-marinho é encontrado emaranhado em uma rede de pesca (Foto: Elaine Jobim)

Hoje estima-se que haja cerca de 330 mil toneladas de redes abandonadas nos mares ao redor do mundo, deixadas principalmente por barcos de pesca comercial. Animais como golfinhos, leões-marinhos e baleias acabam sendo vítimas constantes desse descuido, morrendo de uma morte lenta e dolorosa.
O começo de tudo
Equipe de mergulhadores da Ocean Defenders Alliance (Foto: Divulgação/Ocean Defenders Alliance)
Equipe de mergulhadores da Ocean Defenders Alliance (Foto: Divulgação/Ocean Defenders Alliance)

Kurt Lieber, criador da ONG, conta que o que move seu destino é o seu amor pela vida marinha: “É muito duro quando você vê um animal sofrendo de uma morte terrível em um lugar que lhe é de direito”, lamentou o mergulhador e ativista.
A envolvimento de Lieber com a vida marinha se intensificou aos 57 anos, em 2008, depois de ter sido demitido de seu emprego como engenheiro biomédico em Huntington Beach. Ele decidiu enxergar o momento crise como um novo sopro de vida – foi quando Lieber começou a dedicar todo seu tempo e energia à pequena ONG que ele havia criado em 2002.
“Eu sempre quis que meu trabalho pudesse ajudar as pessoas ou o planeta. Então, quando eu perdi meu emprego, percebi que poderia focar no meio ambiente”, conta Lieber. Ele espera que seu trabalho possa inspirar muitas pessoas a também seguirem suas paixões.
Quem tiver interesse em contribuir ou se tornar um voluntário pode acessar mais informações no site da Ocean Defenders Alliance.

Você viu?

Ir para o topo