EnglishEspañolPortuguês

HOMENAGEM

Maratonista corre com fotografia de cadela que faleceu e cruza linha de chegada em lágrimas

Zayra Montserrat quase não correu a meia maratona. Foi a imagem de Lya que a motivou a ir prestar-lhe uma homenagem.

14 de março de 2023
Vivian Guilhem | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
A cadela Lya morreu dez dias antes maratona. Fotografia: Fabrício Atilano
Qualquer corredor sabe da intensidade e do tempo que exige a preparação para uma maratona. E por vezes é necessário arranjar motivações. Foi isso que a mexicana Zayra Montserrat fez. Quem foi sua motivação? A sua cadela Lya, que faleceu 10 dias antes da corrida.
 
Lya a acompanhava em todos os treinos. Esteve lá todos os dias dando forças a sua tutora. Mas acabou não conseguir vê-la cruzar a meta.
 
“Não ia correr a meia maratona, porque a minha cadela morreu há dez dias e eu treinei com ela para a corrida”, disse a jovem mexicana, depois de ter corrido sua primeira prova, na cidade de Guadalajara.

Ainda que a partida de Lya tivesse sido o fator desmotivante de Zayra, foi a sua imagem que lhe deu forças para correr: “Vi uma fotografia dela antes da prova e soube que ela iria me apoiar. Foi por isso que a levei comigo”, confessou, citada pela revista “Women’s Health“.

“Queria que ela visse que cumpri a minha palavra e que me acompanhasse na corrida. No final, conseguimos. E foi a nossa primeira maratona”. Zayra terminou a prova erguendo a fotografia de Lya e sem conseguir conter a emoção: “Ela me salvou muitas vezes da minha tristeza, e eu tive que prestar uma homenagem”.

Nas redes sociais, houve várias pessoas que acompanharam a atleta em lágrimas: “Eu não estou chorando, vocês estão?”, escreveu uma pessoa, ao ver as imagens de Zayra a cruzar a meta.

“Os animais são anjos, definitivamente. Que bonito gesto. Oxalá pudesse tê-lo feito sem a dor de ter perdido alguém tão especial”, dizia um comentário.

Zayra não é a primeira atleta a fazer uma homenagem ao animal doméstico que partiu. Em Israel, o futebolista Ilay Tamam despediu-se de Sky, marcando um golo e vestindo uma camisa com a sua imagem.

Veja uma fotografia do jogador com Sky:

Sky foi diagnosticado com epilepsia quando tinha um ano.

 

Com informações de: PIT

Você viu?

Ir para o topo