EnglishEspañolPortuguês

Mais um pinguim é encontrado morto no litoral norte de Alagoas

17 de agosto de 2015
1 min. de leitura
A-
A+

Um pinguim surgiu nesse fim de semana, na praia urbana de Maragogi, orla marítima da cidade, no Litoral Norte de Alagoas. Debilitado, o animal encalhou com vida, mas morreu minutos depois.

Foto: Severino Carvalho/ GazetaWeb
Foto: Severino Carvalho/ GazetaWeb

Ao que tudo indica, trata-se de um pinguim-de-magalhães (Spheniscus magellanicus). É o terceiro a encalhar no Litoral Norte de Alagoas este ano.
O primeiro surgiu morto na praia de Peroba, em Maragogi, e o segundo com vida, na Barra de Santo Antônio, ambos no fim de julho.
O pinguim que apareceu na tarde deste sábado (15) na orla de Maragogi foi resgatado pela secretária municipal de Meio Ambiente, Edjanete Cândido. Bióloga, ele manteve contato com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Maceió, para onde levaria o animal.
“Infelizmente, o pinguim morreu. Estava magro, sem gordura corporal nenhuma. Vou fotografá-lo para que os técnicos do Ibama façam a identificação para depois enterrá-lo”, informou a secretária.
Os pinguins que chegam à costa alagoana são procedentes da região da Patagônia e surgem ao longo do litoral nordestino carregados por correntes oceânicas. Entre 2005 e 2006, quinze indivíduos encalharam no litoral do Estado, dois deles em Maragogi.
Os pinguins-de-magalhães possuem colônias na Patagônia do Chile e da Argentina e se alimentam, principalmente, de peixes como anchova e a sardinha. Durante o inverno, sobem a costa do Atlântico em direção ao Norte, seguindo as correntes marinhas em busca de alimento.
Fonte: 7 Segundos

Você viu?

Ir para o topo