EnglishEspañolPortuguês

SAÚDE DOS OCEANOS

'Mais intensa e mais mortal’: pesquisador alerta sobre possível nova onda de calor que ameaça os recifes de corais brasileiros

'Nos últimos 30 anos para cá a gente perdeu mais ou menos 60% de todos os corais do planeta", alerta o oceanógrafo', destaca Miguel Mies.

18 de dezembro de 2023
Globo Repórter
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Ilustração | Freepik

Globo Repórter desta sexta-feira (15) conversou com o o oceanógrafo do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP), Miguel Mies.

Ele coordena as pesquisas de uma rede que une 14 centros de estudo de olho, sobretudo, no aquecimento global e nos efeitos de branqueamento dos corais, que no Brasil começou de forma leve até 2019, quando teve um branqueamento em massa e a quantidade de coral que morreu foi muito grande.

Ao programa, ele fez uma alerta sobre possível nova onda de calor que ameaça os recifes de corais brasileiros. 

“A notícia complicada aqui é que os nossos recifes estão chegando fragilizados para enfrentar uma nova onda de calor que deve ser a mais intensa e mais mortal até então para o Brasil”, alerta o oceanógrafo.

“Sempre se fala muito do derretimento das geleiras da antártica, do ártico. Tudo isso é verdade, mas tem um ponto de não retorno, um ponto de virada, que a gente já atingiu que é a perda dos recifes de coral. Nos últimos 30 anos para cá a gente perdeu mais ou menos 60% de todos os corais do planeta”, completa.

Pela ótica da economia azul, essa forma de vida tão simples carrega nas costas o peso de um impacto mundial.

“Ele afeta positivamente 500 milhões de pessoas ao redor do planeta e gera uma renda anual de 10 trilhões de dólares, completa.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo