EnglishEspañolPortuguês

RESGATADOS

Mais de 500 animais órfãos de Petrópolis aguardam por novas famílias

O trabalho dos voluntários não tem uma data prevista para ser encerrado. Por isso, alguns materiais precisam de reposição constantemente.

24 de fevereiro de 2022
Thayanne Magalhães
2 min. de leitura
A-
A+
O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) já resgatou mais de 500 animais em áreas de risco desde o último dia 15 de fevereiro (Foto: Divulgação)

O resgate de animais em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, continua mais de uma semana depois do temporal que destruiu parte da cidade. O Grupo de Resgate de Animais em Desastres (Grad) já resgatou mais de 500 animais em áreas de risco desde o último dia 15 de fevereiro, quando a cidade sofreu com as enxurradas e desmoronamentos.

Por meio de uma parceria com o RJPET, da Secretaria Estadual de Agricultura, os voluntários do grupo recolheu cachorros, gatos, coelhos, passarinhos e galinhas perdidos pela cidade, que foram levados por resgatistas a clínicas e hospitais veterinários para receber cuidados emergenciais.

“Num primeiro momento foram resgates de animais em situação de risco, machucados, em escombros. Agora estamos trabalhando na evacuação dos animais em áreas de risco. Temos muitos animais em casas, que as pessoas saíram e eles seguem lá. Equipes estão alimentando esses animais e estamos programando a retirada. A gente já passou de 200 animais resgatados, entre cães, gatos, aves e carneiros”, disse ao G1 a coordenadora do grupo, a veterinária Carla Sássi.

Todos os resgatados são microchipados, vacinados, desparasitados e passam por exame de sangue.

Segundo Carla, muitos animais perderam seus tutores, mortos nos deslizamentos de terra. A maior tragédia da história do município já deixou cerca de 200 vítimas fatais, além de milhares de desabrigados e desalojados. Esses animais vão ser levados para adoção: “A gente precisa de bons adotantes para esses animais que ficaram órfãos”, disse a veterinária.

O trabalho dos voluntários não tem uma data prevista para ser encerrado. Por isso, alguns materiais precisam de reposição constantemente. O grupo precisa, portanto, não só encontrar interessados em adotar os animais, mas de produtos para melhor cuidar deles enquanto isso não acontece, como produtos de limpeza, caminhas e ração para cães e gatos.

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento está arrecadando ração para animais em situação de risco. Em parceria com a ONG Rio Eco Pets, vários pontos de doação foram espalhados pelo Rio, além do ponto central do governo do estado em Petrópolis. Toda doação será destinada para a ONG Dogs Heaven, em Petrópolis.

Pontos de coleta no Rio:

Shopping Boulevard: Clubinho do Jujuba, 2° piso
Botafogo Praia Shopping: 1º e 5º piso
Rio Design Barra: Concierge
Rio Design Leblon: Concierge
Shopping Nova América: Acesso C – Em frente à Camicado
Shopping Nova Iguaçu: Próximo ao guichê de estacionamento, 1º piso

Em Petrópolis:

Colégio Estadual Princesa Isabel, R. Gen. Rondon, s/n – Quitandinha

Você viu?

Ir para o topo