EnglishEspañolPortuguês

EXPLORAÇÃO

Mais de 200 cães são resgatados de canil clandestino com situação precária de higiene em Joinville (SC)

22 de março de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Polícia Civil/Divulgação

Mais de 200 cachorros e um papagaio foram resgatados de um canil clandestino em Joinville, no Norte de Santa Catarina. De acordo com as autoridades, o lugar tinha lixo espalhado, medicamentos vencidos e muitos dos animais tinham sinais de maus-tratos.

Os 221 cães resgatados passam por atendimento veterinário e serão castrados. Posteriormente, estarão disponíveis para adoção. Um casal foi preso em flagrante.

A fiscalização foi feita na quarta-feira (20) pelas Polícias Civil e Científica, além do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), após uma denúncia. O canil ficava em uma área rural do bairro Pirabeiraba.

Chegando ao local, as autoridades encontraram os cães em espaços pequenos e de pouca higiene, inclusive filhotes.

“A situação em que os animais estavam era deplorável, com muito lixo espalhado dentro e fora do imóvel. Também foram encontrados medicamentos vencidos. Dezenas de animais de diversas raças e espécies diferentes em situação absolutamente degradante”, descreveu a promotora de Justiça Simone Cristina Schultz.

De acordo com a Polícia Civil, o canil possuía cadelas utilizadas como matrizes, algumas em nítido estado de exaustão. Observou-se ainda que a alimentação servida aos animais estava em situação precária de higiene e acondicionamento.

Além da situação dos cães, as autoridades encontraram indícios de poluição no local. Conforme a Polícia Civil, o canil foi construído ao lado de um rio, no qual dejetos eram descartados irregularmente dejetos. O papagaio resgatado estava em situação de maus-tratos.

O casal preso em flagrante ainda vendia alimentos no local. Eles foram presos por maus-tratos e poluição, além de corrupção de menores, uma vez que um menor de idade morava local onde os crimes ocorriam. O canil passou por perícia.

O MPSC irá instaurar dois inquéritos civis: um para acompanhar a adoção dos animais resgatados e outro para verificar a situação do imóvel, pois no local ainda há outros animais, como galinhas, patos, gansos, porcos e vacas.

Fonte: G1

    Você viu?

    Ir para o topo