EnglishEspañolPortuguês

Mãe ursa mata seu filhote e tira a própria vida devido ao intenso sofrimento em fazenda de bile

21 de maio de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

Por Marli Delucca (da Redação)

Urso aprisionado em fazenda de extração de bile (Foto: Daily Mail)
Urso aprisionado em fazenda de extração de bile (Foto: Daily Mail)

Os ursos pretos asiáticos são criaturas majestosas, muito gentis no seu espírito, são brincalhões e bem dispostos, e solitários na natureza. São encontrados nas montanhas da China, Vietnã e Lao. Usualmente chamados de ursos da lua, por causa da mancha amarela em seu peito em forma de lua.
No entanto mais de 12.000 ursos estão sofrendo em cruéis condições nas fazendas de extração de bile na Ásia.
Os ursos são confinados em pequenas gaiolas, para que a bile possa ser extraída de suas vesículas biliares e vendida para uso na antiga medicina asiática.

Os métodos utilizados para extrair a bile provoca dor intensa por 20 anos, tempo máximo que os animais aguentam viver nessas pequenas jaulas. Os ursos têm suas vesículas biliares ordenhadas diariamente para a retirada do “leite de urso”.
Isso muitas vezes leva os ursos a tentarem se matar. Eles sentem tanta dor, que eles mesmos dão vários socos em seu próprio estômago. Para impedir que isso aconteça, os fazendeiros colocam um colete de ferro em torno do estômago dos ursos.
O caso em que a mãe e o filhote estavam sendo mantidos em gaiolas minúsculas conhecidas como “gaiolas Crush”, que restringem seus movimentos, aconteceu em uma fazenda em uma parte remota do noroeste da China, segundo o Daily Mail.
Uma testemunha (trabalhador da fazenda de bile), disse que a mãe urso, chamada de Reminbao, arrombou sua gaiola, quando ouviu seu filhote gritar, depois que trabalhadores perfuram seu estômago para ordenhar a bile.
“Quando um trabalhador queria abrir o estômago do filhote, a mãe ursa quebrou e abriu sua gaiola e foi atrás do filhote”, disse testemunha, que não quis ser identificada.
A mãe urso correu para o seu filhote e abraçou-o até que, eventualmente, estrangulou-o, e depois a ursa bateu sua cabeça várias vezes contra a parede, causando sua própria morte.
Considere que esta ursa tinha que entender o que estava acontecendo e o que ia acontecer para fazer o que ela fez:
– entender que, o que os homens estavam fazendo com o seu filhote, era o mesmo que fizeram com ela todos esses anos;
– entender que a dor que seu filhote estava sentindo era tão aguda quanto a sua própria dor;
– entender que seus algozes iriam continuar fazendo isso para seu filhote de novo, e de novo, até o final da vida de seu bebê, assim como a todos os demais urso. Somente a morte iria acabar com esse sofrimento.
Os ursos da lua, são mantidos por cerca de 20 anos, nessas condições, antes de pararem de produzir bile, para então serem mortos. Críticos, incluindo praticantes de medicina tradicional chinesa, se opuseram ao uso da bile de urso em seus tratamentos e um número crescente de pessoas está se voltando para ervas e alternativas sintéticas.
O suco digestivo é colhido através de um buraco aberto permanentemente no abdômen e na bexiga de bílis dos ursos negros asiáticos e é suscetível a infecções e doenças que podem causar tumores, e uma dor insuportável aos animais.

Você viu?

Ir para o topo