Com a perda do seu habitat, muitos animais silvestres estão se migrando para as cidades em busca de alimento. Em um encontro registrado na noite desse sábado (20), é possível testemunhar um lobo-guará desnorteado pelas ruas da cidade de Nova Prata do Iguaçu, no sudoeste do Paraná.
“A espécie é ameaçada de extinção e não tem comportamento agressivo”, informa o biólogo André Hipólito Xavier, em entrevista para o G1. “Ele é um animal vulnerável, especialmente pela perda do seu espaço natural. Assim como outros animais, ele sofre com o avanço agropecuário e perdeu parte de seu ambiente. Isso aumenta a probabilidade de contato entre o animal silvestre e seres humanos.”
O biólogo esclarece que no caso de se deparar com animais silvestres, em áreas urbanas ou rurais, é necessário acionar o Instituto Água e Terra (IAT), que é o órgão responsável pela proteção, preservação, conservação, controle e recuperação do patrimônio ambiental do Paraná.
Após o flagrante os moradores acionaram a polícia militar, mas o animal não foi mais avistado. Em casos de encontros com animais silvestres, ligue para o número de resgate: (41) 99554-3114.