EnglishEspañolPortuguês

Jornalista publica livro infantil sobre preservação de tartaruga em extinção

1 de maio de 2015
3 min. de leitura
A-
A+

(da Redação)

Foto: Thiago Lyra
Foto: Thiago Lyra

O encontro de uma menina de sete anos com uma tartaruga marinha recém-nascida é o ponto de partida do livro infantil Nina e a Tartaruga, obra de estréia da jornalista Cláudia Prosini. Nesta história de amizade e proteção à natureza, a relação entre a pequena Nina e a tartaruguinha serve de mote para apresentar às crianças a difícil luta pela sobrevivência da espécie Chelonia mydas, ameaçada de extinção.

Desde seu nascimento, no Arquipélago de Fernando de Noronha, a tartaruga marinha encontra muitos obstáculos para conseguir chegar à fase adulta. Ao conhecê-la melhor, Nina se envolve de tal forma com sua nova amiga, que passa a se sentir responsável por ela. É isso o que pretende o livro Nina e a Tartaruga: fazer com que crianças de todas as idades se sintam parte importante na luta pela preservação da natureza.

O projeto

O livro é uma produção independente, que surgiu de um encontro de amigos. A autora conheceu Nina em Fernando de Noronha, quando ela ainda estava na barriga da mãe. Logo que Nina nasceu, Cláudia se encantou com a menina de cachinhos longos e dourados, que gostava de ouvir histórias e prestava muita atenção em tudo o que “tia” Cláudia lhe contava – muitas vezes em forma de desenhos, que viravam pequenos livros improvisados. Incentivada a transformar aquela brincadeira em um projeto de verdade, Cláudia decidiu colocar sua história no papel.

Foto: Thiago Lyra
Foto: Thiago Lyra

Foi em um encontro com outros dois amigos, Thiago e Flávio, que também conheciam o Arquipélago e a pequena Nina, que a ideia do livro ganhou forma. Flávio Costa contribuiu com a experiência de diagramação de livros e projetos gráficos de sua Z-dizain Comunicação, em Recife. Thiago Lyra, designer e ilustrador, fez os desenhos.

Nina e a Tartaruga agora é realidade. E não se espante se, em breve, Nina conhecer novos amiguinhos por aí.

Nina e a Tartaruga nas redes sociais

Os autores inauguraram esse ano a fanpage “Nina e a Tartaruga” no Facebook. Finalmente, um canal direto para que as crianças e adultos (pais ou curiosos) de todo o Brasil encontrem e comentem sobre os livrinhos, enviem fotos e conversemos sobre a causa da preservação dos animais.

Para encomendar um exemplar do livro acesse a loja virtual de Nina e a Tartaruga.

Os autores

Cláudia Prosini é jornalista, formada pela Universidade Federal de Pernambuco. Nasceu em São Paulo, mas foi morar no Recife aos 8 anos de idade. Trabalha como editora de texto na TV Globo há 19 anos, onde também exerceu as funções de repórter e de apresentadora de esportes. Mãe de Gabriel, de 11 anos e de Mariana, de 8 anos, é apaixonada por literatura infantil. Sempre gostou de ouvir e contar histórias.

Thiago Lyra é designer e ilustrador recifense, formado pela Universidade Federal de Pernambuco. Reside há 10 anos em São Paulo, onde trabalha como designer gráfico na Revista Saúde!, Editora Abril. Possui trabalhos de ilustração publicados em revistas especializadas, como a BOCA, além de projetos de artes como a vaca “Au, au, au, mu, mu, mu, mu, miau, miau, miau, cocorocó”, na Cowparade São Paulo 2005, sempre trabalhando com aspectos lúdicos da arte e ilustração. É autor de dois artigos publicados sobre ilustração infantil em congressos internacionais de pesquisa.

 

Você viu?

Ir para o topo