EnglishEspañolPortuguês

VISIBILIDADE

Joaquin Phoenix e Moby pedem que ONU analise impacto da pecuária nas mudanças climáticas

25 de setembro de 2021
Elys Marina | Redação ANDA
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Algumas celebridades, incluindo Joaquin Phoenix, Moby, Alan Cumming, Alicia Silverstone, Evanna Lynch, Ricky Gervais, Billie Eilish e Stephen Fry, enviaram uma carta a Alok Sharma, presidente da Conferência da ONU Sobre Mudanças Climáticas (COP26), que será realizada em novembro na Escócia.

Eles fazem um pedido para que durante o evento a ONU não venha ignorar todo a repercussão da agropecuária na crise climática. A carta é uma decisão da organização Humane Society International (HSI) e faz parte da campanha #TheCowInTheRoom.

“Como a pecuária é uma grande fonte de emissões de gases de efeito estufa, é impossível cumprir as metas estabelecidas no Acordo de Paris sem fazer mudanças em nosso sistema alimentar global. Mesmo se todas as outras fontes importantes de emissões fossem reformadas, ainda assim estaríamos aquém do nosso objetivo“, consta na carta.

“Apelamos para que seja reconhecido formal e publicamente o papel da pecuária como um dos maiores contribuintes das mudanças climáticas e para que seja aberto um maior espaço de diálogo.”

Essa carta ressalta que os estudos mostram que reduzir a produção e o consumo de carnes e laticínios é uma das ações mais eficazes para evitar uma realidade catastrófica envolvendo as mudanças climáticas.

O músico e ativista vegano Moby realça que a criação intensiva de animais para a alimentação está destruindo nosso planeta. “A pecuária é a segunda maior emissora de CO2 do mundo, mas permanece amplamente ignorada pelos líderes mundiais. A ciência é objetiva em adotar uma dieta baseada em vegetais e é uma das ações mais impactantes que podemos tomar para evitar uma mudança climática catastrófica”, acentuou.

Foto: Divulgação

“Portanto, se queremos proteger nosso planeta, devemos incluir a pecuária intensiva nas estratégias de mitigação das mudanças climáticas. A COP26 é a oportunidade ideal para fazer isso.” Moby diz ainda  que a ONU não deve desconsiderar a importância de uma reforma no sistema alimentar global.

“É imperativo que os líderes mundiais reconheçam e ajam para eliminar todos os principais impulsionadores da mudança climática, incluindo a pecuária industrial. A criação intensiva de animais é insustentável, e transformar nossos sistemas globais de alimentos em dietas mais baseadas em vegetais é uma das medidas mais eficazes de mitigação do clima”, intensificou a vice-presidente da HSI para o Bem-Estar dos Animais de Fazenda, Julie Janovsky.

Ela ressaltou ainda que é uma oportunidade para restaurar a biodiversidade e ajudar a acabar com a crueldade promovida pela pecuária industrial.

Você viu?

Ir para o topo