EnglishEspañolPortuguês

VISÃO DE FUTURO

Jeff Bezos promete investir US$ 60 milhões para aperfeiçoar carnes vegetais

15 de março de 2024
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

Jeff Bezos, fundador da Amazon e bilionário, anunciou um investimento inicial de 60 milhões de dólares por meio do Bezos Earth Fund para melhorar a qualidade e a disponibilidade de proteínas alternativas, como a carne vegetal.

Criado em 2020, como parte do compromisso de Bezos em enfrentar a crise climática, o Bezos Earth Fund se comprometeu a distribuir um total de 10 bilhões de dólares até o final da década, com 1 bilhão de dólares destinados especificamente à transformação de alimentos. O recente compromisso de 60 milhões de dólares faz parte dessa iniciativa.

O investimento estabelecerá vários Centros Bezos para Proteínas Sustentáveis, focados em superar as principais barreiras tecnológicas à produção de carnes cultivadas e à base de vegetais, incluindo a redução de custos, a melhoria da qualidade e o aumento do conteúdo nutricional.

Lauren Sánchez, vice-presidente do Bezos Earth Fund, destacou a urgência de inovação para tornar o sistema alimentar global sustentável. “Precisamos alimentar 10 bilhões de pessoas com alimentos saudáveis e sustentáveis neste século, protegendo ao mesmo tempo o nosso planeta. Podemos fazê-lo e exigirá muita inovação”, disse Sánchez.

O mercado de carne vegetal tem crescido nos últimos anos, impulsionado por preocupações ambientais e uma mudança no consumo. Os especialistas preveem que o mercado de carne à base de vegetais ultrapassará os 14,27 bilhões de dólares até 2030, refletindo um aumento de mais de 13% em relação a 2023.

Governos, incluindo Alemanha e Dinamarca, estão investindo em proteínas alternativas como parte de seus esforços para promover práticas alimentares mais sustentáveis. No entanto, apesar do impacto ambiental significativo da pecuária, outras fontes de emissões, incluindo o consumo de energia de alto padrão, também desempenham um papel crucial na crise climática. O próprio Bezos foi apontado como um dos grandes emissores de CO2 devido às atividades associadas à sua fortuna, incluindo seu novo superiate, que emite mais de 7.000 toneladas de CO2 por ano.

    Você viu?

    Ir para o topo