EnglishEspañolPortuguês

EXPOSIÇÃO

Iluminando os jumentos que enfrentam perigo no Brasil

Artistas consagrados compartilham seu trabalho em apoio à legislação para proteger um ícone cultural brasileiro

19 de novembro de 2023
Patricia Tatemoto (The Donkey Sanctuary)
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Divulgação

Uma exposição que ilumina a importância cultural dos jumentos na cultura brasileira será realizada no Congresso Nacional, em Brasília, no dia 21 de novembro.

A população de jumentos do Brasil está em perigo, e o evento “O Jumento é Nosso Irmão” tem como objetivo demonstrar aos políticos a verdadeira profundidade e importância dos jumentos na vida cultural do Brasil, através do trabalho de conhecidos artistas brasileiros.

Foto: Divulgação

A exposição inclui pinturas de Sergio Amorim, Sergio Bordim e Candido Portinari, Xilogravuras do J. Borges e Ciro Fernandes, além de fotografias e literatura que ilustram a importância cultural dos jumentos.

O evento também contará com alguns palestrantes notáveis como o Deputado Federal Nilto Tatto que apoia o evento, Vanessa Negrini – Diretora do Departamento de Proteção Animal do Ministério do Meio Ambiente e coordenadora do setor de Direito Animal do Partido dos Trabalhadores, e Patricia Tatemoto e Eduardo Saturtun (ambos com PhD em Medicina Veterinária) da instituição de internacional de bem-estar animal The Donkey Sanctuary.

Os jumentos ocupam um lugar único na história e na cultura do Brasil, mas enfrentam uma ameaça sem precedentes proveniente do comércio de peles. Os jumentos são capturados, comprados ou roubados e, em seguida, cruelmente abatidos para que suas peles produzam um remédio tradicional chinês chamado ejiao.

Em 2022, a campanha Salve Jegue reuniu celebridades, influenciadores, meios de comunicação e o público para pedir o fim do abate de jumentos, e a exposição “O Jumento é Nosso Irmão” visa garantir que estas vozes continuem a ser ouvidas para decidir o destino dos jumentos do Brasil.

Foto: Divulgação

Atualmente tramitam no Congresso dois projetos de lei para acabar com o abate de jumentos.

• Projetos de lei em tramitação:

• PL 5949/2013, do ex-deputado Ricardo Izar (SP) e do deputado licenciado Célio Studart (PV-CE), que dispõe sobre a proibição de abate de equinos, equídeos, mulas e jumentos em todo o Território Nacional e dá outras providências. Na semana passada, foi apresentado requerimento de urgência, para apreciação direto pelo Plenário. O requerimento foi liderado pelo deputado Duarte Jr. (PSB-MA), atual coordenador da Frente Parlamentar de Defesa dos Animais.

• PL 2387/2022, de autoria do deputado Ney Leprevost (União-PR), que dispõe sobre a proibição do abate de animais equídeos e equinos para o comércio de carne para consumo ou exportação. Em 24 de maio de 2023, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) aprovou o parecer favorável do relator deputado Domingos Sávio (PL-MG). Agora está na Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CMADS), sob a relatoria de Nilto Tatto (PT-SP).

    Você viu?

    Ir para o topo