EnglishEspañolPortuguês

PROVISÓRIO

Ibama entrega capivara Filó para Agenor Tupinambá após confronto em centro de triagem; entenda

Entrega da capivara aconteceu de forma próvisória, neste domigo (30/04)

30 de abril de 2023
3 min. de leitura
A-
A+
Animal volta aos cuidados de Agenor Tupinambá Foto: Reprodução/Instagram

O influenciador digital Agenor Tupinambá foi até o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, em Manaus (AM), para receber a capivara Filó, na manhã deste domingo (30/04). A Justiça Federal determinou, na madrugada, que o órgão federal devolvesse o animal ao estudante de agronomia.

A decisão é válida até que seja concluído o processo judicial. No despacho, o juiz Márcio André Lopes Cavalcante ressalta que “não é Filó que mora na casa de Agenor”, mas “o autor que vive na floresta”. O documento foi divulgado pela deputada federal Joana Darc.

Agenor deverá informar ao juízo periodicamente as condições de saúde do animal, devendo também ser facultado livre acesso dos órgãos ambientais para a fiscalização da capivara.

A entrega da capivara foi acompanhada por um grande número de pessoas na frente do Cetas, e chegou a ser transmitida no Instagram.

DEPUTADA INVADIU CENTRO DE TRIAGEM

Após quatro horas de espera, na manhã deste domingo (30/04), a deputada Estadual Joana Darc (União-AM) usou da força para entrar no Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, em Manaus.

Houve confronto entre membros da equipe da deputada e segurança particular do Ibama.

O OUTRO LADO

 

Nota da Redação: animais silvestres não são doméstico, tampouco domesticáveis. A capivara precisa estar entre outros de sua espécie, para crescer e se desenvolver conforme sua natureza. Criar, explorar e expor um animal silvestre na internet alimenta o tráfico destes animais e até mesmo a caça. Precisamos olhar para este caso a partir dos direitos animais e com muita cautela.

 

Fonte: Diário do Nordeste

    Você viu?

    Ir para o topo