EnglishEspañolPortuguês

Homeopatia e a experimentação animal

29 de outubro de 2013
2 min. de leitura
A-
A+

Maria Carretero
[email protected]

Está é uma carta de dois veterinários formados pela USP, André Pereira Paduan e Maria Eugenia Carretero, que apresenta uma reflexão sobre a experimentação animal e a homeopatia.

“Homeopatia e a experimentação animal

Em 1976, Barry Hughes, definiu como o bem-estar animais “um estado de completa saúde física e mental, em que o animal está em harmonia com o ambiente que o rodeia” (Appleby, 2011). Nesse contexto, atualmente muito se tem discutido sobre o bem-estar animal e os direitos dos animais, especialmente com relação às crueldades durante os experimentos científicos realizados. Apesar do trabalho de inúmeros pesquisadores, inclusive brasileiros, a medicina convencional pouco tem se mobilizado em torno da ideia de buscar métodos alternativos eficientes para eliminar a necessidade do uso de animais como cobaias.

Felizmente, para as pessoas que se preocupam em evitar quaisquer tipos de produtos testados em animais, existem alternativas viáveis. Na área médica, fugindo do padrão convencional de tratamento, está a Homeopatia. Com mais de 200 anos de história, seus medicamentos não possuem relatos de experimentação em animais. Todos foram desenvolvidos com testes em humanos voluntários, de maneira controlada e segura. Desta maneira, cria-se uma opção sustentável de tratamento às mais variadas doenças que acometem tanto humanos quanto animais.

No entanto, pergunto a você: Seria a experimentação animal o único problema na medicina convencional?

O prêmio Nobel da medicina no ano de 1993 Richard J. Roberts revelou o óbvio para o mundo: a indústria farmacêutica não propõe e não promove a cura de uma doença, assim aprisiona no seu tratamento paliativo milhões de pessoas no mundo visando o lucro. Portanto, o discurso que a pesquisa realizada em animais trará a cura do câncer, AIDS, pressão alta e diabetes além de cruel para os animais omite, principalmente, o objetivo único dessa indústria, que é enriquecer.

Dessa forma, caro colega reflita. Há opções com comprovação científica, sem experimentação animal e, cujo objetivo é a cura; assim, finalizo e, apresento a vocês a Homeopatia.”

Você viu?

Ir para o topo