EnglishEspañolPortuguês

MILAGRE

Homem salva cão com massagem cardíaca após animal quase ser morto por cobra

Lion, como é chamado o cachorro, foi salvo após a cobra ser afugentada. Desfalecido, o cão estava à beira da morte quando voltou a respirar graças à massagem cardíaca feita por seu tutor

5 de agosto de 2021
Mariana Dandara | Redação ANDA
4 min. de leitura
A-
A+
Foto: Arquivo Pessoal

Um cachorro teve sua vida salva em Barrinha, no interior de São Paulo, graças à coragem de seu tutor, que enfrentou uma cobra e espantou sem matá-la após a serpente quase tirar a vida do cão, que recobrou a consciência depois de uma massagem cardíaca.

O salvamento ocorrido no último sábado (31) garantiu não só a sobrevivência de Lion, que estava à beira da morte, mas também da serpente, já que Carlinhos Brasil, de 40 anos, fez questão de salvar a vida de seu cachorro sem causar a morte da cobra.

Com quase dois anos de idade, Lion passeava com seu tutor quando o acidente aconteceu. O animal chegou a ficar desacordado após ser liberto da serpente. O resgate foi registrado em um vídeo que viralizou nas redes sociais (confira abaixo).

“Todos os dias, na parte da manhã, a gente passeia naquele local. Justamente nesse sábado, nós fomos por volta das 9h e tem um pocinho, de água nascente. Ali é uma APP (Área de Preservação Permanente) e o Lion sempre desceu para beber água. Ele já conhecia lá. Eu fiquei do lado dele, alguns metros de distância e foi então quando eu escutei o seu grito forte”, contou o tutor ao UOL.

“Eu entrei para fazer alguma coisa, a minha intenção era achar o rabo dela e puxar para cima. Mas eu não consegui. Eu caí duas vezes no barranco. A sucuri dentro da água tem muita força e a escama é muito escorregadia, parece sabão. Minhas mãos não davam pega e aí eu lembrei de gritar socorro”, acrescentou.

Foto: Arquivo Pessoal

Pedreiros que trabalhavam na região ouviram os gritos e foram até o local para ajudar no resgate. Na tentativa de fazer a cobra soltar o cão, Carlinhos chegou a usar um pedaço de pau e uma pá para bater no animal silvestre, mas garante ter tomado cuidado para não feri-lo.

“Eu fui batendo com todo o cuidado. A gente tem que ter um certo cuidado com a natureza. Você vai ver que a cidade cresceu para aquela região e não era para a cidade crescer porque ali é uma reserva ambiental, fica próxima do rio Mogi Guaçu, só que o homem na sua ambição foi desmatando. Ali era o lugar dela”, afirmou. “Eu gosto de cuidar, de preservar. Tinha ali um animal que estava com fome, então queria ter todo um cuidado. Eu não queria matá-la”, completou.

O resgate, no entanto, foi bastante difícil e, por isso, as pessoas que estavam no local chegaram a desistir de salvar o cachorro, mas Carlinhos não abriu mão, em momento algum, de ajudar seu melhor amigo. “Ela realmente afundou com ele. O pessoal já tinha dado perdido”, relatou.

“Eu peguei uma pá e fui cutucando ela até que ela se assustou e soltou o Lion. Eu vi que ela já estava indo embora quando formou um redemoinho na água e então eu alcancei o Lion com um pedaço de enxada e puxei para o barranco. O pessoal já tava indo embora, mas eu não desisti dele. Ele já estava com a língua roxa e eu comecei a massagear o peito dele com bastante força”, continuou.

Foto: Reprodução

E foi a massagem cardíaca que fez com que Lion recobrasse a consciência e voltasse, aos poucos, a respirar. Preocupado, Carlinhos acionou a Defesa Civil, que enviou uma veterinária para cuidar dos ferimentos do cão, que sobreviveu e passa bem.

Os próximos passeios com Lion, segundo o tutor, poderão ocorrer no mesmo local, mas sempre com coleira para mantê-lo por perto. “Ele é bem meninão. Tudo é novo, ele corre, ele não tem a noção do perigo”, disse o tutor, que reiterou que o acidente ocorrido com o cão poderá servir para conscientizar as pessoas sobre a preservação ambiental.

“Eu fico muito feliz de poder usar esse acontecimento, em que tudo deu certo, para melhorar as coisas. O pessoal já está atualizando o local com placas, proibindo a entrada. E acho que é uma boa forma para chamar atenção em relação ao meio ambiente. Ali é uma região que tem várias espécies e todo mundo tem acesso. Acredito que agora as pessoas possam ter um olhar diferenciado para cuidar da natureza”, concluiu.

Confira o vídeo do resgate:

Você viu?

Ir para o topo