EnglishEspañolPortuguês

Homem é preso por manter 40 canários-da-terra em cativeiro, em PE

1 de outubro de 2011
1 min. de leitura
A-
A+

Um homem foi detido no início da noite desta quinta-feira (29) com 40 canários-da-terra em uma casa no bairro do Jiquiá, no Recife (PE). Segundo as informações do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Antônio Coelho Moita já havia sido detido com 140 aves da mesma espécie na noite da última quarta (28) no Aeroporto de Brasília. No entanto, ele foi ouvido, liberado e retornou a Recife.

Por ter sido detido, o Ibama em Brasília determinou uma busca em três imóveis em nome de Antônio no Recife. Em um dos endereços, ele foi preso novamente, desta vez por ter em casa 40 canários-da-terra que seriam comercializados. Também foram apreendidos 64 gaiolas e 250 quilos de ração.

Os agentes do Ibama também acreditam que Antônio mantinha uma rinha no local, pois foram encontradas duas balanças eletrônicas de precisão. “Isso quer dizer que as aves eram pesadas e, aquelas que possuíam o mesmo peso, eram colocadas para brigar, o que caracteriza maus-tratos”, conta o agente ambiental federal do Ibama Amaro Fernandes.

Antônio será encaminhado ainda nesta noite para a sede da Polícia Federal. Ele será autuado pela a Lei 9605 de Crimes Ambientais e ainda receberá uma punição administrativa do Ibama, em que terá que pagar uma multa de R$ 1 mil por cada ave apreendida em sua casa.

O canário-da-terra é uma ave silvestre nativa e não pode ser comercializada, mantida em cativeiro ou capturada.

Fonte: Pernambuco.com

Você viu?

Ir para o topo