EnglishEspañolPortuguês

REVOLTA

Homem abandona cãezinhos através das grade de um abrigo no Rio

De janeiro até agora, Disque Denúncia registrou mais de 5.800 casos de maus-tratos

28 de junho de 2022
2 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | TV Globo

Quatro cachorrinhos foram abandonados na madrugada de segunda-feira (27) no Instituto de Proteção Animal Chris Neri, no Lins de Vasconcelos, na Zona Norte do Rio. Câmeras de segurança flagraram a ação.

Pelo registro, dois homens se aproximam do instituto. Eles pegam os animais e os passam pela grade. Um deles ainda coloca uma madeira para impedir que saíssem, mas dois cãezinhos conseguem fugir por outro ponto e não foram mais vistos.

Presidente do instituto, Chris Neri encontrou os outros dois animais acuados.

“Foi muito revoltante olhar aquela cena e ver os dois cães acuados num canto, com frio, tremendo. É um misto de sentimentos, de revolta, de tristeza. O momento em que eu os resgatei do abandono, foi o momento que deu alívio no meu coração, que senti que eles estavam seguros”, disse Chris.

Foto: Reprodução | TV Globo

Ela disse que os animais passaram por exames e estão bem. Eles vão ser castrados, vacinados e disponibilizados para adoção responsável. Chris faz um apelo para que as pessoas não abandonem, mas castrem seus animais.

O presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Reynaldo Velloso, explica que abandono de cães e gatos é crime. A pena pode chegar a cinco anos de prisão. Um crime que vem aumentando no Rio.

Velloso pede para que sejam criadas políticas públicas para conter esse aumento, como castração, vacinação e educação nas escolas para conscientizar as pessoas de que animais são seres vivos, e não objetos, que podem ser descartados quando não têm mais serventia.

“O Brasil precisa deixar de ser um país de faz de conta. Suas leis e determinações têm de ser cumpridas. Enquanto isso não acontece, nós precisamos de um grande projeto de políticas públicas para os animais, que contemple castração, vacinação e educação nos colégios, criando no cidadão de amanhã o respeito pelos animais”, disse Velloso.

Fonte: G1

Você viu?

Ir para o topo