EnglishEspañolPortuguês

POLUIÇÃO SONORA

Guerra entre Rússia e Ucrânia está dizimando populações de golfinhos

10 de maio de 2022
Bruna Araújo | Redação ANDA
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução | Selin Ugurtas

Especialistas afirmam que o conflito entre a Rússia e a Ucrânia está causando a morte de golfinhos no Mar Negro. O aumento da poluição sonora causado por cerca de 20 navios da marinha russa e atividades militares em andamento, pode estar levando os cetáceos para o sul, para as costas turca e búlgara, onde estão encalham ou são capturados em redes de pesca em números incomumente altos.

Desde o início da guerra, a Turquia registrou um aumento nos encalhes do golfinhos-comuns (Delphinus delphis) em toda a costa do Mar Negro. Mais de 80 dos animais foram encontrados mortos no oeste do Mar Negro do país, o que a Fundação Turca de Pesquisa Marinha (Tudav) descreveu como “um aumento extraordinário”. Metade desses animais morreram após ficarem presos em redes de pesca.

O cientista Bayram Öztürk acredita que é preciso analisar a situação com cautela. “O trauma acústico é uma das possibilidades que vêm à mente. Não temos provas sobre o que o sonar de baixa frequência pode causar no Mar Negro porque nunca vimos tantos navios e tanto barulho por um tempo tão longo – e a ciência sempre exige provas”, disse em entrevista ao The Guardian.

As marinhas geralmente confiam e usam sonares para detectar submarinos inimigos a grandes distâncias. Como os mamíferos marinhos também dependem do som para comunicação e outras funções, o ruído subaquático pode ter efeitos sérios, até fatais, nesses animais. O ruído permanente pode não matar os animais diretamente, mas ainda pode perturbá-los e prejudicá-los seriamente.

    Você viu?

    Ir para o topo