EnglishEspañolPortuguês

ZOONOSE

Gripe aviária: primeiro caso da doença em um boto é registrado no mundo

31 de agosto de 2022
1 min. de leitura
A-
A+
Foto: Reprodução

O Instituto Veterinário da Suécia (SVA) registrou o primeiro caso de infecção por gripe aviária em um boto. O animal, que morreu após encalhar na praia de Kämpersvik, na Suécia, foi submetido a exames que detectaram o vírus H5N1 em vários órgãos do mamífero.

“Até onde sabemos, este é o primeiro caso confirmado de gripe aviária em um boto no mundo. É provável que o animal tenha de alguma forma entrado em contato com aves infectadas”, disse a veterinária-chefe Elina Thorsson em comunicado divulgado nesta quarta-feira (31).

Imagem: Henadzi Pechan (iStock)

Segundo informações do O Globo, as autoridades do país tentaram retirar o animal do local, ainda vivo, e levá-lo para águas mais profundas, mas, exausto, acabou morrendo no mesmo dia.

“Ao contrário das focas, nas quais doenças ligadas a vírus aviários foram detectadas em várias ocasiões, há apenas alguns casos de vírus influenza em cetáceos”, explicou Thorsson, acrescentando que a gripe aviária já foi detectada em outros mamíferos, como raposas, lontras, linces e doninhas – mas nunca em botos.

 

 

Fonte: Olhar Digital

Você viu?

Ir para o topo