O Batalhão de Polícia Ambiental de Penedo (BPA) realizou uma apreensão de pássaros, nesta quinta-feira (6), em duas residências da cidade. Foram apreendidos 55 pássaros, 28 gaiolas, 1 alçapão e 3 viajantes. Ninguém foi preso.
Segundo a Sargento Verenice, do BPA, o batalhão havia solicitado à promotoria dois mandados de busca e apreensão após denúncias da população. Assim que os mandados foram liberados eles realizaram a operação. Após a apreensão foram registrados os Termos Circunstanciais que serão encaminhados ao juiz que decidirá a punição dos acusados, de nomes não revelados pela polícia.
As duas residências que foram denunciadas estão localizadas no centro de Penedo, às ruas Camartelo – nº 65 – e 15 de novembro – nº 200.
De acordo com o coordenador de Meio Ambiente de Penedo, Maciel Oliveira, o Batalhão de Polícia Ambiental foi implantado no município em setembro de 2009, e, desde então, as denúncias de crimes ambientais vêm crescendo.
“É muito comum as pessoas criarem pássaros em suas casas, principalmente no interior, e isso é ilegal. Desde que o batalhão foi implantado, as pessoas estão começando a fazer mais denúncias dos crimes, o que é muito bom, porque os órgãos responsáveis podem agir em prol da natureza”, afirma o coordenador.
A Polícia Militar informou que os pássaros serão soltos na APA da Marituba do Peixe, em Penedo, que é a mata de onde esses pássaros são oriundos. Ainda segundo a polícia, as operações continuam para combater esse tipo de crime ambiental.
Fonte: Gazeta Web