Por Lobo Pasolini (da Redação)
O governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, sancionou ontem a lei 461/2009, que proíbe definitivamente a entrada e permanência, no território capixaba, de qualquer circo que utlize animais em suas apresentações, sejam silvestres, selvagens, exóticos ou domésticos. A lei é de autoria do deputado Dr. Hércules.
O Espírito Santo tornou-se a sétima unidade da federação brasileira que proíbe circos com animais, além de Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.
Várias entidades participaram da campanha que levou a essa vitória, entre elas a Amaes, Sopaes, Foca, Grupo Gala, Avidepa, Instituto Orca, Ibama, CRMV e WSPA. Durante mais de um ano elas se mobilizaram em audiências públicas, reuniões com autoridades, passeatas e manifestos, em busca de uma conscientização para os horrores dos circos.
A Amaes dedicou a vitória ao leãozinho do GAP, filho da leoa Carol, transformado em mascote da campanha. Ele faleceu no domingo passado, vítima prematura de uma doença congênita.
Com informações da Amaes