EnglishEspañolPortuguês

Golfinho morre após engolir sacola plástica em São Sebastião (SP)

6 de fevereiro de 2017
1 min. de leitura
A-
A+

Foto: Marina Aguiar

Um golfinho foi encontrado morto nas águas da praia da Riviera de São Lourenço.
O morador Adriano Costa estava surfando no local, quando o avistou e levou o animal para a areia.
A suspeita era de que redes deixadas por pescadores teriam matado o golfinho, pois havia cortes no animal.
Mas, o laudo da necrópsia realizada pelo Instituto Gremar revela que o animal se alimentou de detritos deixados no mar.
O procedimento foi realizado pela médica veterinária Raquel Beneton Ferioli com ajuda do estagiário Bruno Mella. Segundo a veterinária foi encontrada uma grande sacola plástica no esôfago do golfinho, que é da espécie Sotalia guianensis, pesa 50 kg e mede 153 cm.
O mamífero foi resgatado pelo Instituto Gremar por volta das 9 horas da manhã de terça-feira, 31, após os funcionários da Sociedade Civil dos Amigos da Riviera de São Lourenço retirarem o animal da beira da água para que não fosse levado novamente pelo mar.
O Instituto Gremar é responsável pelo monitoramento ambiental, reabilitação de animais vitimados, cursos de capacitação profissional, atividades de educação ambiental em espaços formais e não formais e atendimento a emergências ambientais com fauna na Baixada Santista.
O Gremar integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), atividade desenvolvida dentro do licenciamento ambiental federal do Pólo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzida pelo IBAMA.
Caso você aviste um animal marinho ferido, não toque, evite aglomerações e contate o Gremar imediatamente. Ligue (13) 3500-1469 / 7807-0948 / 0800 642 3341.
Fonte: Costa Norte

Você viu?

Ir para o topo