Um golfinho foi encontrado morto na Praia do Francês na última sexta-feira (30). Acionada para registrar o encalhe, a equipe do Instituto Biota de Conservação não soube informar a causa do encalhe e morte do golfinho.
Com o apoio do Batalhão da Polícia Ambiental, a equipe do Instituto Biota realizou os primeiros levantamentos do animal no local de encalhe e depois o recolheu até a sede do Instituto, localizada em Riacho Doce, litoral norte maceioense. Segundo a análise dos biólogos, o animal se trata de um ‘Boto-Cinza’ macho, golfinho da espécie Sotália guianensis, com aproximada mente 1,75 m de comprimento.
Instituto Biota
A causa da morte ainda não foi identificada. Outros levantamentos serão realizados para se chegar a possível causa da morte.
A carcaça do animal será interrrada na areia da praia e marcar com dados GPS, para mais tarde ser desenterrado e os ossos recolhidos para estudos.
Instituto Biota de Conservação
O Instituto Biota de Conservação vem atendendo a ocorrências de encalhes de tartarugas marinhas e cetáceos (golfinhos e baleias), respondendo o chamado da população. Em caso de ocorrências o Instituto atende pelo telefones: (82) 9115-2944, (82) 8815-0444 e (82) 9115-5516.
Para conhecer mais sobre o trabalho realizado pelos voluntários do Biota, basta visitar o site do Instituto: www.institutobiota.org.br
Fonte: Primeira Edição