Um golfinho de aproximadamente 250 kg foi encontrado encalhado na praia de Jacuípe, BA, nas dependências do condomínio Canto do Sol. Seguranças acionaram o Instituto Mamíferos Aquáticos, que está no local prestando atendimento ao animal.
De acordo com o coordenador do instituto, Luciano Reis, a espécie do golfinho é chamada de Stenella coeruleoalba, também conhecido como golfinho-listrado. Segundo ele, essa espécie é comum no litoral brasileiro, porém, raramente vista nas águas baianas.
O animal apresentou muitas mordidas de tubarão charuto, que é comum na região. Ele foi retirado da praia e levado para a piscina de um condômino, para que assim pudesse ser estabilizado e os cuidados serem ministrados com mais calma.
A veterinária Marina Pessoa afirmou que provavelmente o golfinho já estava debilitado por algum motivo, que ela só terá conhecimento após serem feitos exames no animal. Segundo ela, para esse animal ser atacado era porque já estava fraco, e por conta disso o tubarão conseguiu pegá-lo.
Amostras de sangue do animal já foram coletadas, e ainda pela tarde ele será transferido para o centro de reabilitação do instituto, em Pituaçu, onde os exames serão realizados. De acordo com Marina, apenas após os resultados será possível saber se o animal corre risco de morte.
Fonte: iBahia