Um golfinho da espécie pintado-do-Atlântico (Stenella frontalis) foi encontrado morto por banhistas que passeavam pela orla de Praia Grande, no litoral de São Paulo.
Após acionamento do Corpo de Bombeiros, o animal foi recolhido pelo Instituto Biopesca, responsável pelo monitoramento costeiro. A causa da morte foi atribuída a uma provável insuficiência renal.
Banhistas localizaram o golfinho já sem vida na beira do mar, na praia do Balneário Flórida. De acordo com o Instituto Biopesca, o animal era um macho adulto, que pesava 103,5 kg e tinha 2,14 metros de comprimento.
A médica veterinária do Instituto, Vanessa Ribeiro, explicou que a causa da morte deve-se, provavelmente, a insuficiência renal associada à idade avançada, características diagnosticadas na necropsia.
O golfinho pintado-do-Atlântico recebeu esse nome devido às pintas que possui ao longo do corpo. Em idade adulta, costuma atingir cerca de 2,20 metros de comprimento, e se alimenta principalmente de peixes e lulas. A espécie é facilmente encontrada nas proximidades de ilhas próximas à costa, como a Laje de Santos.
O instituto integra o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS), um condicionante para a exploração do pré-sal na costa brasileira. O acionamento da organização faz parte desta atividade.
Banhistas podem acionar as equipes pelos telefones 0800-6423341 ou (13) 99601-2570, caso localizarem golfinhos, aves e tartarugas marinhas encalhados nas praias da região.
Fonte: G1